Topo

Hospedagem gratuita no exterior? Basta ficar cuidando do animal de alguém

Cuidar de animais enquanto fica hospedado na casa dos dono é opção - Getty Images
Cuidar de animais enquanto fica hospedado na casa dos dono é opção Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/01/2017 13h45

Curtir o belo pôr do sol do Caribe, conhecer um dos famosos pubs londrinos ou ainda usufruir do clima urbano de Boston, nos Estados Unidos. Tudo isso sem gastar dinheiro algum com hospedagem. Essa é a promessa do site Trusted Housesittersque liga viajantes a proprietários de casas em 140 países ao redor do mundo.

A ideia lembra um pouco o esquema feito pelo Airbnb, em que donos alugam suas casas enquanto estão fora da cidade. No entanto, a diferença está na contrapartida: neste caso, a hospedagem é dada em troca da pessoa cuidar dos animais de estimação do proprietário, enquanto ele está viajando de férias.

Para quem vive em um apartamento estilo "caixa de sapatos", muito comum nas grandes cidades, pode ser a oportunidade de realizar a fantasia de ter seu próprio animal e ainda economizar. Dá para cuidar de cachorros de todas as raças, gatos e até de galinhas e outros animais, se necessário.

Responsabilidades

O contato entre as duas partes é feita pelo site. Ao anunciar a propriedade, os donos já dão algumas dicas sobre como funciona sua casa e ainda destacam as responsabilidades do futuro hóspede.

Magie, uma proprietária de Boston, por exemplo, pede que a pessoa "saia para passear três vezes ao dia com sua cachorrinha, a schnauzer Sweet Pea, assim como dê comida antes de meio-dia e ainda durma com ela todas as noites".

Para participar, basta se inscrever de forma gratuita no site, mas é necessário pagar US$ 119 anuais (R$ 376, em valores convertidos em 24/01/2017) para se tornar um membro oficial e tentar encontrar uma vaga em alguma das casas disponíveis.