Topo

Companhia aérea cria área exclusiva para mulheres após assédio em voo

Aviões da Air India terão uma área reservada para mulheres que viajam sozinhas - Divulgação
Aviões da Air India terão uma área reservada para mulheres que viajam sozinhas Imagem: Divulgação

16/01/2017 17h48

Depois de denúncias de assédio sexual a passageiras durante voos, uma companhia indiana decidiu tomar medidas de emergência: além de utilizar algemas de plástico para imobilizar passageiros considerados fora de controle, também criou uma fileira de assentos somente para mulheres em seus voos domésticos.

A medida entra em vigor nos voos da Air India a partir do fim de janeiro. As passageiras que voarem sozinhas com a companhia terão a opção da fileira reservada, com seis assentos, sem custos adicionais.

"Como uma companhia que atende todo o país, é nossa responsabilidade prover maior conforto para nossas passageiras", explicou Meenakshi Malik, gerente geral da companhia, ao jornal "The Hindu". 

A medida foi tomada após as queixas de passageiras que foram sexualmente molestadas durante voos internacionais da Air India - no caso mais recente, um passageiro da classe executiva mudou de lugar para sentar-se ao lado de uma mulher na classe econômica e a agarrou enquanto ela dormia, durante um voo até os Estados Unidos. 

A medida da Air India, no entanto, tem sido criticada por algumas pessoas, que acreditam que a medida é discriminatória e difícil de colocar em prática. Por enquanto, não há planos para estender a área especial para os voos internacionais da companhia.