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Mistério: para que serve este símbolo na estrutura do motor do avião?

Nos motores da Rolls-Royce, a sinalização tem forma de espiral - Divulgação/Rolls-Royce
Nos motores da Rolls-Royce, a sinalização tem forma de espiral Imagem: Divulgação/Rolls-Royce

Marcel Vincenti

Colaboração para o UOL

07/01/2017 04h00

Ao observar a pista de um aeroporto, você já reparou em um símbolo em forma de espiral (ou, em alguns casos, no formato de uma grande vírgula ou de um ponteiro de relógio) que marca a parte externa da estrutura do motor das aeronaves (como visto na foto acima)?

E, entre tantas características mais chamativas de um jato comercial, já lhe ocorreu se perguntar para que serve este pequeno detalhe?

Não se trata de uma decoração para deixar a turbina mais bonitinha: o símbolo serve como uma espécie de proteção aos profissionais que trabalham nos arredores do avião quanto este se encontra parado na pista do aeroporto.

“A função desta sinalização é mostrar visualmente que o motor está em operação quando a aeronave se encontra em solo”, conta Renato Vidal, diretor do departamento de Revisão de Motores da GE Celma, uma das principais fabricantes de turbinas de aeronaves do mundo.

Se o sinal estiver girando, é bom não chegar perto da turbina do avião - Divulgação/Rolls-Royce - Divulgação/Rolls-Royce
Se o sinal estiver girando, é bom não chegar perto da turbina do avião
Imagem: Divulgação/Rolls-Royce

Quando os motores do avião são acionados, estes símbolos giram, alertando as pessoas ao redor para manter distância destas partes dos jatos. É recomendável, por exemplo, ficar a pelo menos quatro metros do motor de um Boeing 737 em operação. O indivíduo pode ser até sugado para dentro da máquina se chegar perto demais.

Mas turbina não faz barulho?

E aí você se questiona: mas o barulho do motor do avião não seria suficiente para mostrar que ele já está em movimento? Talvez. Mas imagine que você esteja na pista de um aeroporto com dezenas de aeronaves ao seu redor, algumas pousando e outras em procedimento de decolagem.

É uma orgia sonora que faz desta sinalização visual um item necessário nos procedimentos de segurança que envolvem as operações aeroportuárias. Sem elas, não seria tão fácil identificar com os olhos ou ouvidos que as turbinas estão em funcionamento.

Entretanto, estes sinais colocados na parte exterior da estrutura dos motores nem sempre são iguais. Nas turbinas da GE, por exemplo, eles geralmente aparecem em uma forma que lembra uma vírgula alongada. Já grande parte dos motores da Rolls-Royce, outra das grandes fabricantes de turbinas de avião do mundo, trazem uma sinalização que mais lembra um espiral. E a Pratt & Whitney, também uma gigante neste mercado, tem turbinas com uma sinalização que parece o ponteiro de um relógio.

Já nos motores da GE, o sinal lembra uma vírgula espichada - Divulgação/GE - Divulgação/GE
Nos motores da GE, o sinal lembra uma vírgula espichada
Imagem: Divulgação/GE

Estas três companhias fornecem seus motores para as principais fabricantes de aeronaves comerciais do planeta, como a Boeing, a Airbus e até brasileira Embraer. “Mas as linhas aéreas que operam com as aeronaves destas empresas são as que decidem quanto ao formato da sinalização. Elas podem seguir o formato original ou modificá-lo”, informa a GE. E, de fato, é possível ver estas sinalizações em outras formas, como uma bola dentro de um círculo (lembrando um olho).

Antídoto contra aves?

Tanto a GE como a Rolls-Royce informam que esta sinalização pode ter outra função: há chances de que, quando o avião está no ar, o efeito visual causado pelo giro deste símbolo consiga afugentar aves e diminuir as chances de elas se chocarem contra a estrutura das turbinas dos aviões.

“Entretanto, isso não é um fato provado”, informa Stefan Wriege, porta-voz da fabricante Rolls-Royce. “Por isso, o grande objetivo é mesmo o de aumentar a segurança das pessoas que trabalham ao redor dos aviões”. 

Abaixo, veja esta sinalização em ação no motor GE de um Boeing 777 da companhia Emirates.