Viagem

Cidade suíça tem estátua assustadora de "devorador de crianças"; veja

Andrew Bossi/Creative Commons
A história desta horripilante estátua remonta a meados do século 16 Imagem: Andrew Bossi/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

24/11/2016 20h34

Um dos centros urbanos mais lindos da Suíça, Berna abriga o que seguramente é uma das estátuas mais assustadoras de toda a Europa. 

No turístico centro da cidade, surge a escultura conhecida localmente como "Kindlifresser" (ou, traduzindo do idioma suíço-alemão, o "Devorador de Crianças"). 

A obra mostra um homem de feição horripilante comendo a cabeça de um recém-nascido e segurando outros bebês em pânico no braço esquerdo e em uma bolsa. E, mesmo com tanta monstruosidade, o "Kindlifresser" é um famoso e muito fotografado símbolo de Berna. 

A estátua fica no topo de uma fonte de água na área conhecida como Kornhausplatz, no lindo coração histórico da cidade. E muitas gerações de nativos e viajantes já passaram sob sua sombra: ela está lá desde 1546, quando terminou de ser esculpida pelo artista Hans Gieng. 

Não existe uma versão oficial sobre o que a obra quer representar: muitos acreditam que o "Devorador" seja Krampus, uma figura folclórica dos Alpes que, na época do Natal, pune crianças que não se comportaram bem durante o ano.  

Arno Konings/Creative Commons
O "Devorador de Crianças" fica na Kornhausplatz, no centro de Berna Imagem: Arno Konings/Creative Commons

A escultura também poderia ser uma representação da deidade Cronus, famoso na mitologia grega por ter devorado crianças. E há também quem afirme que a estátua era um aviso para que as crianças tomassem cuidado ao chegar perto do Bärengraben, uma jaula que, desde a Idade Média até hoje, exibe ursos e que fica a pouco mais de um quilômetro dali.  

No site TripAdvisor, turistas deixaram opiniões distintas sobre o "Kindlifresser". Um deles brincou: "Tarde demais para a criança que está na boca do ogro. Mas e as outras? Pulem e fujam!", escreveu. Outro internauta, porém, mostrou perplexidade diante da obra: "como é que deixaram construir uma coisa assim no meio de Berna?", indagou.

O "Devorador" está perto de outras importantes atrações turísticas da cidade, como a linda praça medieval Waisenhausplatz e a torre Käfigturm, estrutura com uma história que remonta ao século 13 e hoje é um dos símbolos mais conhecidos da metrópole suíça.

WillYs Fotowerkstatt/Creative Commons
Apesar da estátua, Berna é uma das cidades mais lindas de toda a Suíça Imagem: WillYs Fotowerkstatt/Creative Commons

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo