Topo

Viagem

Turistas prometem não viajar aos EUA caso Donald Trump vença eleição

Eduardo Vessoni/UOL
Para britânicos, território estadunidense pode ficar mais perigoso com Trump no poder Imagem: Eduardo Vessoni/UOL

Do UOL, em São Paulo

26/10/2016 14h12

Donald Trump promete fazer a América “grande novamente”, mas, caso ele vença a eleição presidencial norte-americana, o número de turistas estrangeiros nos Estados Unidos pode diminuir.

Pelo menos é o que indica uma pesquisa feita recentemente pelo site de compras VoucherCodesPro, que entrevistou 2.374 viajantes britânicos e lhes perguntou se eles estariam dispostos a visitar os Estados Unidos durante um possível mandato do magnata de cabelo dourado.

Mais de 47% dos respondentes (1.115 pessoas) disseram que não pretendem ir à terra da Estátua da Liberdade se e enquanto Trump for seu presidente.

Deste grupo, 27% acham que, com Trump no comando, armas de fogo ficarão mais disponíveis para a população civil, o que pode aumentar a violência nos EUA. Já cerca de 21% deles opinam que o racismo irá crescer em solo estadunidense em um possível governo do empresário. E outros 19% temem que haja mais chances de haver um ataque terrorista nos Estados Unidos se o candidato republicano ganhar o pleito.  

E tais preocupações não são infundadas: sob a justificativa de estar preocupado com a segurança de seu país, Trump (que tem cerca de 41% das intenções de voto, contra 46% de sua oponente, Hillary Clinton) tem atacado imigrantes, prometido liberar ainda mais o uso de armas de fogo para civis norte-americanos e adotado um discurso discriminatório contra muçulmanos.

Al Diaz/Miami Herald via AP
Em sua campanha, Trump defende o acesso de cidadãos civis a armas de fogo Imagem: Al Diaz/Miami Herald via AP

“Apesar de ser no exterior, esta eleição tem provocado muitas emoções nos britânicos”, diz o porta-voz do VoucherCodesPro, George Charles. “É uma atitude extrema boicotar viagens a todo um país por causa de seu presidente, mas não surpreende que as pessoas estejam com medo ou hesitantes”.

Embora tenha sido feita apenas no Reino Unido, a pesquisa do site é significante: hoje, britânicos são a terceira nacionalidade estrangeira que mais faz turismo nos Estados Unidos (cerca de 4 milhões de pessoas por ano), atrás apenas de canadenses e mexicanos.  

Contra Hillary

Houve também quem opinisse de outra forma: cerca de 22% dos entrevistados pela VoucherCodesPro disseram que não pretendem viajar aos Estados Unidos caso a candidata democrata, Hillary Clinton, vença a corrida presidencial.  

Os participantes da sondagem ainda foram requisitados a definir a atual disputa pela Casa Branca (que tem sido marcada por debates agressivos) em uma palavra: quase 40% deles disseram “bagunça”, enquanto 21% chamaram o pleito de “vergonhoso”.

E você? Deixaria de ir aos Estados Unidos por causa de Donald Trump (ou de Hillary Clinton)? Deixe sua opinião na área de comentários da matéria. 

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem