Viagem

"Franceses não são chatos": viajantes contradizem preconceitos na internet

Ekaterina Pokrovksy/AFP
Viajantes discordaram da imagem de arrogância associada aos franceses Imagem: Ekaterina Pokrovksy/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/10/2016 16h28

No mundo das viagens, o que não faltam são preconceitos. Alguns destinos têm má fama mundial por supostamente abrigar populações arrogantes, enquanto outros são taxados constantemente de inseguros para turistas. E o interessante é que estas classificações são muitas vezes feitas por pessoas que jamais estiveram em tais lugares.

Para tentar descobrir a realidade por trás de tantas opiniões, um internauta fez recentemente uma interessante pergunta no site de discussões Reddit: "quais preconceitos sobre destinos turísticos não estão corretos?"

Surgiram mais de 60 respostas de pessoas que viajaram pelo mundo e se surpreenderam ao encontrar uma realidade inesperada nos destinos visitados.

"Muita gente pensa que não é seguro visitar o Irã e que os iranianos odeiam pessoas do mundo ocidental. Isso simplesmente não é verdade", escreveu um dos participantes do fórum. "Jamais me senti em perigo durante minha jornada no Irã e a maioria dos nativos foi extremamente amigável". Tal opinião recebeu apoio de outro internauta: "eu concordo. Os iranianos prezam pela hospitalidade. Gostaria que mais pessoas visitassem o Irã". 

Marcel Vincenti/UOL
Cidade de Isfahan, no Irã, país classificado como "seguro" por muitos turistas Imagem: Marcel Vincenti/UOL

Em outra parte da discussão, um viajante se opôs a uma das características mais associadas aos franceses: a arrogância. "Nem todos os franceses são chatos", disse ele. Outros concordaram, escrevendo frases como: "em Paris, as pessoas foram muito amigáveis e solícitas comigo". 

E sobre outro destino turístico europeu, um participante foi taxativo: "você não precisa ser obcecado por prostitutas e maconha para curtir Amsterdã", afirmou ele, citando uma cidade que abriga alguns dos melhores museus e algumas das paisagens mais fotogênicas da Europa.

Bali não é tudo isso?

Muitos dos participantes da discussão discordaram da imagem paradisíaca tão associada à ilha de Bali, na Indonésia. "Minha avó é balinesa e eu já visitei a ilha diversas vezes. Não entendo como Bali pode ser famosa por suas praias. Algumas delas são legais, mas, a não ser que você goste de surfe, há lugares muito mais bonitos para visitar na Indonésia e no resto do Sudeste Asiático". 

Thinkstock
Muitos viajantes disseram que a Colômbia é mais segura do que o esperado Imagem: Thinkstock

Países com grande histórico de violência, e que até hoje assustam estrangeiros, também foram citados no fórum. A nação africana de Ruanda, por exemplo, que foi palco de um sangrento conflito étnico nos anos 90, foi citada como um país que está muito mais seguro do que antes. "É também um dos lugares mais limpos do leste da África", contou um viajante.  

Já a Colômbia, conhecida por seus problemas com o narcotráfico e a violência causada por guerrilhas, também foi elogiada como um lugar mais seguro do que o esperado. "A Colômbia não é tão perigosa como as pessoas pensam", disse um participante. "Estive lá em 2015 e me senti seguro na hora de percorrer o país". Outro internauta, porém, alertou que ainda há assaltos em algumas áreas das grandes cidades colombianas. "Mas parece que a violência não está tão presente em locais frequentados por turistas", argumentou outro.

E você? Algum destino turístico já lhe causou uma impressão diferente da esperada antes da viagem? Deixe sua opinião na área de comentários da matéria.  

MONUSCO Photos/Creative Commons
Com um passado sangrento, Ruanda foi chamada de "segura e organizada" no Reddit Imagem: MONUSCO Photos/Creative Commons

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo