Topo

Público poderá usar privada de ouro no museu Guggenheim de Nova York

A privada do artista Maurizio Cattelan é feita com ouro de 18 quilates - Divulgação/Maurizio Cattelan
A privada do artista Maurizio Cattelan é feita com ouro de 18 quilates Imagem: Divulgação/Maurizio Cattelan

Do UOL, em São Paulo

16/09/2016 09h44

A partir desta sexta-feira (16), o público do museu Solomon R. Guggenheim, em Nova York, poderá usar uma privada feita com ouro de 18 quilates instalada em um dos banheiros do local.

A peça foi batizada de "América" e é de autoria do artista italiano Maurizio Cattelan, descrito, no site do museu, como "um dos maiores provocadores do mundo das artes".

"A obra torna disponível ao público um produto extravagante e luxuoso que só seria acessível ao 1% da população mais rica do mundo, evocando o velho sonho americano de 'oportunidade para todos'", diz um comunicado divulgado para a imprensa pelo museu. "Ela também permite que as pessoas tenham uma experiência única de intimidade com uma obra de arte"

O blog oficial do Guggenheim nova-iorquino completa: "em museus, o público é constantemente orientado para não tocar em nada. Esta, portanto, é uma oportunidade extraordinária para a pessoa passar um tempo completamente sozinha com um trabalho desenvolvido por um artista renomado". 

A peça tem inspiração no famoso urinol do artista francês Marcel Duchamp, apresentado como obra de arte em 1917.  

A privada de ouro foi colocada em um banheiro do quarto andar do Guggenheim nova-iorquino e o público não precisa pagar alguma taxa extra para utilizá-la (mas a entrada do recinto estará constantemente vigiada por um segurança).  

Seu uso está incluso no preço do ingresso do museu, que chega a US$ 25 (cerca de R$ 82). Funcionários locais, por sua vez, usarão produtos especiais para limpar a privada, cujo valor não foi revelado.  

Mais informações: www.guggenheim.org

Fachada do The Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova York, projeto arquitetônico icônico do norte-americano Frank Lloyd Wright - Renata Gáspari Valdejão / Folhapress - Renata Gáspari Valdejão / Folhapress
Fachada do The Solomon R. Guggenheim Museum, em Nova York, projeto arquitetônico icônico do norte-americano Frank Lloyd Wright
Imagem: Renata Gáspari Valdejão / Folhapress