Topo

Em balneário da Polônia, casa torta dá sensação de alucinação ao turista

A obra foi inspirada nos desenhos do artista polonês Jan Marcin Szancer - Dmitriy Gadasyuk/Creative Commons
A obra foi inspirada nos desenhos do artista polonês Jan Marcin Szancer Imagem: Dmitriy Gadasyuk/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

08/08/2016 13h29

A Polônia tem excelentes marcas de vodca, mas, ao visitar a cidade de Sopot, no norte do país europeu, não será a embriaguez que deixará sua visão confusa.

O local abriga um edifício que os nativos chamam de Krzywy Domek, que, traduzindo para o português, quer dizer "Casa Torta". E é fácil entender o nome quando a construção é vista de perto (ou em fotografias). 

A fachada da obra parece dançar para o espectador, com suas portas e janelas construídas com curvas que parecem colocá-las em movimento. E o telhado segue o mesmo estilo. 

Interior da "Casa Torta", atração da cidade polonesa de Sopot - Topory/Creative Commons - Topory/Creative Commons
Interior da "Casa Torta", atração da cidade polonesa de Sopot
Imagem: Topory/Creative Commons
Muitos podem também achar que a casa está derretendo, como um bolo de sorvete colocado sob o sol. Mas você não estará alucinando: tudo isso é real. 

O exotismo do lugar o transformou em uma das principais atrações turísticas de Sopot, cidade de 40 mil habitantes que fica à margem do mar Báltico e é um popular destino de verão na Polônia. 

Inaugurada em 2004, a "Casa Torta" foi projetada pela empresa de arquitetura Szotynscy & Zaleski, que buscou referências nos desenhos do artista polonês Jan Marcin Szancer para realizar o projeto. Morto em 1973, Szancer foi um dos mais famosos ilustradores de livros da Polônia, e seus criativos traços inspiraram o formato da Krzywy Domek.   

Detalhes da fachada de um dos edifícios mais exóticos de toda a Polônia - Qwesy/Creative Commons - Qwesy/Creative Commons
Detalhes da fachada de um dos edifícios mais exóticos de toda a Polônia
Imagem: Qwesy/Creative Commons

Hoje, o local é parte de uma área comercial com cafés, lojas de roupas e restaurantes. É possível visitar seu interior, que, em quatro andares e 4.000 m², abriga um ambiente de arquitetura arrojada e, frequentemente, sedia exposições artísticas.

Sopot fica a cerca de 400 km de Varsóvia, a capital da Polônia, e, além da "Casa Torta", tem o que é considerado o maior píer de madeira da Europa (com mais de 500 metros de extensão) e uma vida noturna agitada entre junho e agosto. 

E há diversas opções hoteleiras na cidade: desde um luxuoso Sheraton até o Hipnotic Hostel, este cobrando poucas dezenas de reais pela diária. 

A "Casa Torta" fica na rua Monte Cassino 53, uma das principais vias de Sopot.  

Mais informações: http://krzywydomek.info/home-page.html

Muito visitado por turistas, o edifício costuma ganhar uma bela iluminação à noite - Schlaier/Creative Commons - Schlaier/Creative Commons
Muito visitado por turistas, o edifício costuma ganhar uma bela iluminação à noite
Imagem: Schlaier/Creative Commons