Topo

Turistas entram de biquíni em fonte histórica de Roma e enfurecem italianos

Do UOL, em São Paulo

12/07/2016 09h28

A Itália já vive sob o calor intenso de seu verão e, na última semana, com as temperaturas passando dos 30ºC, três turistas resolveram se refrescar entrando de biquíni na Fontana dell'Acqua Paola, uma obra de arte do século 17 que embeleza o Gianicolo, uma das regiões mais famosas de Roma. 

As viajantes foram fotografadas se divertindo, em suas roupas de banho, sob uma das quedas d'água da fonte, ao lado da qual passam milhares de pessoas todos os dias.

Apesar da alegria das moças, a cena despertou a ira de muitos italianos, que consideraram a atitude como uma falta de respeito a um monumento artístico e histórico de sua capital. 

A imagem foi postada no Twitter pela mídia "Trastevere", que diariamente publica notícias e fotos do dia-a-dia romano. "Faz muito calor, mas a fonte do Gianicolo não pode virar uma piscina para turistas. Roma merece mais respeito!", é a frase de reprimenda que acompanha a foto (que pode ser vista acima).

Os comentários ao post, que chegaram às centenas, seguiram o mesmo tom: "Extremamente mal-educadas!", escreveu uma internauta. "Que vergonha!", exclamou outro usuário do Twitter. 

E houve quem reclamou da polícia: "e o que estavam fazendo os policiais, que não estavam lá para cuidar do lugar?" 

Entrar em fontes públicas é proibido em Roma e pode render pesadas multas para os infratores. Pelo que se sabe até o momento, porém, as três banhistas não foram punidas. Sua nacionalidade tampouco foi revelada. 

A Fontana dell'Acqua Paola é uma obra de arte do século 17 - Torvindus/Creative Commons - Torvindus/Creative Commons
A Fontana dell'Acqua Paola é uma obra de arte do século 17
Imagem: Torvindus/Creative Commons