Topo

Instalação artística na Itália permite que turistas caminhem sobre a água

A obra conecta diversas margens do lago de Iseo, no norte da Itália - Wolfgang Volz/Floating Piers
A obra conecta diversas margens do lago de Iseo, no norte da Itália Imagem: Wolfgang Volz/Floating Piers

Do UOL, em São Paulo

22/06/2016 12h49

Caminhar sobre a água não é uma atividade reservada apenas a histórias bíblicas. 

No último fim de semana, foi inaugurado na Itália um curioso projeto que permite que pessoas andem sobre o lago de Iseo, um dos cartões-postais da região da Lombardia, no norte do país da bota. 

De autoria do artista Christo Vladimirov Javacheff, a obra foi batizada de "Floating Piers", é formada por uma rede de passarelas de três quilômetros de extensão e sustentada por 220 mil cubos de polietileno. 

Turistas caminham sobre as águas do lago Iseo, no norte da Itália - Wolfgang Volz/Floating Piers - Wolfgang Volz/Floating Piers
Turistas passeiam sobre as águas do lago de Iseo, no norte da Itália
Imagem: Wolfgang Volz/Floating Piers

As vias ficam no nível da água, não possuem parapeito e se mexem com a ondulação tranquila do lago, proporcionando uma experiência sensorial única para os visitantes. Sua largura é de 16 metros, minimizando o risco de mergulhos involuntários.  

Por elas, é possível ir à ilha de San Paolo, à vila de Sulzano e ao Monte Isola, situados em diferentes margens do lago de Iseo. 

"As pessoas terão realmente a sensação de que estão andando sobre a água", diz Christo. "E alguns podem pensar que estão nas costas de uma baleia". 

A obra flutuante do artista Christo tem três quilômetros de extensão - Wolfgang Volz/Floating Piers - Wolfgang Volz/Floating Piers
A obra flutuante do artista Christo tem três quilômetros de extensão
Imagem: Wolfgang Volz/Floating Piers

O lago de Iseo fica a cerca de 100 km de Milão e a 200 km de Veneza.

A instalação artística, por sua vez, estará aberta ao público até o próximo dia 3 de julho. A entrada é gratuita. Mas espere encontrar filas: mais de 50 mil pessoas apareceram para caminhar sobre a obra de arte no dia de sua inauguração, no último sábado. 

As vias flutuantes também chegam a uma linda ilha no meio do lago - Wolfgang Volz/Floating Piers - Wolfgang Volz/Floating Piers
As vias flutuantes também chegam a uma linda ilha no meio do lago
Imagem: Wolfgang Volz/Floating Piers

"As pessoas terão a sensação de que estão andando sobre a água", diz Christo - Wolfgang Volz/Floating Piers - Wolfgang Volz/Floating Piers
"As pessoas terão a sensação de que estão andando sobre a água", diz Christo
Imagem: Wolfgang Volz/Floating Piers