Topo

Nem Cristo ou Ibirapuera: veja locais do Brasil mais marcados no Instagram

Do UOL, em São Paulo

10/06/2016 23h04

Turista adora uma selfie nas atrações que visita em uma cidade - e é claro que o registro vai parar nas redes sociais com a marcação de que ele esteve lá. Mas quais são os campeões de fotos compartilhadas pelo Brasil?

Para saber quais os lugares mais populares nas marcações postadas no Instagram, o aplicativo de compra de passagens de ônibus Busbud fez uma pesquisa para elencar os vencedores em cada um dos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Foram avaliados os compartilhamentos das atrações de cada estado melhores classificadas no TripAdvisor. O estudo já havia sido produzido no Canadá, França, Espanha e EUA.

Entre os vencedores há desde belas praias a estádios de futebol, passando por monumentos naturais, museu e até parque de diversões. E algumas surpresas: se você acha que o Parque do Ibirapuera e o Cristo Redentor lideram as postagens de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, está enganado! Confira abaixo a lista completa.

RJ: Praia de Copacabana 

Praia de Copacabana - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A mais famosa praia carioca é também o destino mais popular no Instagram - não só no Rio, mas no Brasil inteiro. O Corcovado, que abriga em seu topo a estátua do Cristo Redentor, é o segundo colocado no ranking nacional de postagens.

SP: Itaquerão

Oficialmente chamado de Arena Corinthians, o estádio conhecido como Itaquerão foi palco da abertura da Copa de 2014 e já desbancou até o Parque do Ibirapuera em popularidade - a balada área verde ficou em 3º lugar, atrás de outro estádio: o Allianz Parque.

DF: Lago Paranoá

Criado pelo represamento do rio Paranoá em 1894, com o objetivo de aumentar a umidade da região, o lago é o cartão-postal mais fotografado de Brasília e está em uma área nobre da capital federal. O Congresso Nacional é outro ponto popular de marcações na rede social de fotos.

BA: Praia do Forte 

Praia do Forte (BA) - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

A menos de 100km de Salvador, a bela Praia do Forte é o local mais popular da Bahia no Instagram. Foi lá que nasceu a primeira base do Projeto Tamar, em 1982, que ajuda a preservar as tartarugas marinhas. Em segundo e terceiro lugar no Estado estão, respectivamente, o Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Pelourinho, centro histórico da cidade de Salvador.

MG: Inhotim

O premiado museu de arte contemporânea a céu aberto é a atração mais postada de Minas Gerais. O Instituto Inhotim fica a 60 km de Belo Horizonte e é um local único no mundo, que tem atraído cada vez mais visitantes.

CE: Canoa Quebrada

Uma das mais procuradas pelos viajantes que chegam ao Ceará, Canoa Quebrada é também a campeã no ranking de popularidade de marcações no Estado. A praia oferece boa infraestrutura hoteleira e gastronômica e variadas opções de passeios, práticas de esportes, vida noturna, locais de agito e também de sossego.

PR: Cataratas do Iguaçu 

Cataratas do Iguaçu (Brasil e Argentina): Formadas pelo rio Iguaçu, estas Cataratas têm dupla nacionalidade. Do lado brasileiro são 800m de largura e na porção argentina, 1.900m. O número de quedas varia de acordo com a vazão do rio, podendo passar de 100, com alturas que vão de 40m a até 80m - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

As grandiosas quedas d’água que formam as Cataratas do Iguaçu têm dupla nacionalidade: há o lado argentino e o lado brasileiro. A porção nacional, não por acaso, é o local mais popular no estado paranaense. Os turistas podem admirar a beleza natural do Parque Nacional do Iguaçu do alto de passarelas, com descidas em rapel ou mesmo em botes. A escolha é sua. A hidrelétrica de Itaipu, na fronteira com o Paraguai, e o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, são outras atrações com grande número de publicações nas redes sociais.

AM: Floresta Amazônica

Mais de meio milhão de fotos no Instagram usam a "#amazonas" para marcar a beleza da Floresta Amazônica clicada pelos visitantes, seja com imagens da praia de Ponta Negra, do rio Rio Negro ou do "Encontro das Águas” onde os rios Solimões e Negro se unem.

PE: Porto de Galinhas

A campeã pernambucana de posts é a bela Porto de Galinhas, com suas piscinas naturais e mar de tons incríveis de azul e verde. Ela fica na cidade de Ipojuca, a cerca de 70 km de distância de Recife. Ainda no pódio de Pernambuco entram o arquipélago de Fernando de Noronha e a praia de Boa Viagem, na capital do Estado.

SC: Beto Carrero World 

Beto Carrero imperdíveis: FireWhip - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O maior parque temático da América Latina é um dos passeios mais procurados por quem visita a região Sul do Brasil e o campeão de postagens no Instagram em Santa Catarina. Com mais de 100 atrações, foi também o lugar mais comentado do Brasil no Facebook em 2015, segundo levantamento da própria rede social. Na versão mundial deste mesmo ranking, ele ocupou a 11ª posição, logo atrás do Central Park, em Nova York.

RS: Estádio Beira-Rio

Conhece o Estádio José Pinheiro Borda? Popularmente chamado de Beira-Rio, é a casa do Sport Club Internacional e o local mais popular no Instagram no Estado.

MS: Rio da Prata

Pertinho de Bonito, o belo Rio da Prata e suas águas claras são ponto certo para quem gosta de mergulhar. O local é campeão de popularidade nos posts da rede social e também na diversidade da fauna: os guias turísticos do local garantem que você pode encontrar mais de 50 espécies diferentes de peixes e animais aquáticos.

MT: Chapada dos Guimarães 

Mirante do Centro Geodésico, da Chapada dos Guimarães, é onde seria o ponto central da América do Sul. A localização oficial demarcada por Marechal Rondon, no entanto, aponta para a Praça Pascoal Moreira Cabral, em Cuiabá. Polêmicas à parte, o lugar merece ser visitado. A visão é de um extenso mar de morros e da planície pantaneira, com um belo pôr-do-sol - Bruno Oliveira/UOL - Bruno Oliveira/UOL
Imagem: Bruno Oliveira/UOL

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães preserva uma formação de chapadões e Cerrado cheia de cachoeiras, corredeiras e cavernas que fazem a diversão de quem gosta de contato com a natureza. O paraíso de natureza exuberante é o favorito no Instagram em Mato Grosso.

GO: Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é o local mais popular no Instagram em Goiás. O destino, de beleza inegável, atrai amantes da natureza, místicos e aventureiros.

SE: Praia do Saco

Perto de Aracaju, a Praia do Saco é a campeã no ranking de Sergipe. Com uma enseada de 5 km, contém os principais ingredientes para um perfeito cenário de filme: areia branca e fofa, mar calmo e cristalino, diversos coqueiros e formações rochosas que terminam de compor a paisagem.

RN: Ponta Negra 

Praticante de parapente sobrevoa a praia de Ponta Negra, a mais turística de Natal (RN). Ao fundo, o Morro do Careca, cartão postal da capital potiguar - Canindé Soares/UOL - Canindé Soares/UOL
Imagem: Canindé Soares/UOL

praia de Ponta Negra, em Natal, é a vencedora de marcações na rede social no Estado.  A 12km do centro da cidade, esta é a melhor praia urbana da região. Possui faixa larga de areia, as águas são claras e mornas e na sua ponta direita está a duna conhecida como Morro do Careca.

AL: Praia de Ponta Verde

No luxuoso bairro da Ponta Verde, em Maceió, a praia de águas calmas é a mais popular do estado no Instagram. Na maré baixa, fica repleta de recifes e piscinas naturais. Outra vantagem é ter bons restaurantes, bares e sorveterias nas proximidades.

PI: Praia do Coqueiro

A 20 minutos de carro da praia de Parnaíba, a praia do Coqueiro, campeã de popularidade no Piauí, tem paisagem exuberante, cheia de dunas, mangues e ilhas fluviais. O mar calmo de água límpida e azul é o sonho de todo banhista.

PA: Estação das Docas 

Estação das Docas é uma das principais regiões gastronômicas de Belém - Marcelo Soares/UOL - Marcelo Soares/UOL
Imagem: Marcelo Soares/UOL

Criada em Belém, em 2000, com a revitalização do porto, a Estação reúne atividades culturais, gastronomia e boemia, além de ser mais um destino turístico da cidade. Guindastes antigos dão o clima charmoso no fim de tarde, quando os turistas e moradores de Belém sentam para beber algo em seus bares e jogar conversa fora.

MA: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses espalha-se por 155 mil hectares ao norte do Estado. As dunas, que recebem a água das chuvas para formar lagoas, chegam a avançar por 50km continente adentro. A orla do parque tem 70km de praias desertas. A combinação de dunas, milhares de lagoas na época das chuvas, manguezais, rios e lagos permanentes cria um conjunto único de oásis surpreendentes.

PB: Parque do Povo

Na cidade de Campina Grande, o Parque do Povo é uma área urbana aberta onde acontecem os tradicionais festejos juninos. Chamado de “Maior São João do Mundo”, o evento anual ilumina a cidade com shows, comida e quadrilhas.

RR: Monte Roraima 

Monte Roraima - Paulo Fassina/Creative Commons - Paulo Fassina/Creative Commons
Imagem: Paulo Fassina/Creative Commons

Considerado um dos monumentos naturais mais impressionantes da América do Sul, o Monte Roraima está na tríplice fronteira entre Venezuela, Brasil e Guiana. Com quase dois bilhões de anos, o monte tem 2.739m de altura e uma superfície plana de 90 km². Rodeado por farta natureza, pode ser desbravada por turistas aventureiros. Aproximadamente 80% do monte Roraima fica na Venezuela, 15% na Guiana e apenas 5% dele, no Brasil.

ES: Convento Nossa Senhora da Penha

Um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil, o Convento da Penha é o local mais popular no Espírito Santo e está localizado no município de Vila Velha. No alto de um penhasco, quem visita o lugar deve reservar tempo para aproveitar os vários mirantes, as lojinhas de artigos religiosos e o museu do convento.

TO: Praia da Graciosa

De água doce, a Praia da Graciosa, em Palmas, é a campeã de Tocantins no ranking. Reúne bares, restaurantes e quadras esportivas.

AC: Novo Mercado Velho 

Mercado Velho Rio Branco - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Novo Mercado Velho, em Rio Branco, foi construído em 1929. Passou por uma obra de revitalização que resgatou a importância do espaço e o transformou em um belo cartão-postal da cidade (quando passou a ter a palavra "novo" em seu nome). O lugar é ótima opção para um happy hour com vista para o rio Acre. Uma foto com as estátuas em frente ao prédio, que representam os típicos acreanos, tem de estar no álbum dos turistas que passam pela cidade.

AP: Amapá Garden Shopping

O campeão do Amapá é o centro de compras, localizado em Macapá, que reúne cinema, lojas e praça de alimentação.

RO: Porto Velho Shopping

O lugar mais popular no Instagram em Rondônia é o shopping, na capital, que tem 44 mil m² de área e reúne cinema, parque de diversões e centenas de lojas.