Topo

Chinês se esconde em avião para viajar a Dubai e virar mendigo na cidade

Para chegar a Dubai, o adolescente invadiu um avião da companhia Emirates - Julian Herzog/Creative Commons
Para chegar a Dubai, o adolescente invadiu um avião da companhia Emirates Imagem: Julian Herzog/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

03/06/2016 14h13

Há mil razões para viajar a Dubai: o destino dos Emirados Árabes Unidos abriga o maior edifício do mundo, o parque aquático Wild Wadi, a mesquita Jumeirah, shoppings gigantescos e restaurantes de alta gastronomia.

Um chinês, porém, realizou uma jornada à cidade com outro objetivo: ficar rico mendigando nas ruas locais. E ele não foi um passageiro qualquer: para ir até Dubai, ele invadiu a pista do aeroporto de Xangai e se escondeu no compartimento de cargas de um avião da Emirates que estava prestes a decolar rumo à metrópole árabe.

Com apenas 16 anos, o jovem foi encontrado por profissionais da Emirates logo após a aterrissagem da aeronave.

Identificado apenas como Xu, ele ficou no compartimento de cargas por nove horas e teria dito que, como mendigo em Dubai, acreditava que iria ganhar 470 mil yuans (mais de R$ 250 mil) por mês.

Rodovia Sheikh Zayed , em Dubai - Divulgação/Dubai Tourism - Divulgação/Dubai Tourism
A polícia tem encontrado estrangeiros com visto de turismo pedindo esmola em Dubai
Imagem: Divulgação/Dubai Tourism

A imagem descrita por ele da cidade árabe é a mesma que fascina muitos viajantes ao redor do mundo: "Dubai tem ouro por todas as partes. Lá é possível ganhar muito dinheiro", teria declarado à agência de notícias chinesa Xinhua. 

Xu também teria contado à Xinhua que achou o compartimento de cargas do avião da Emirates "muito confortável".  

Turistas pedintes

A motivação do adolescente para tentar ganhar pequenas fortunas mendigando em Dubai pode ter surgido com uma reportagem do site Gulf News publicada no último mês de abril, segundo a qual a polícia revistou um mendigo na cidade árabe e encontrou com ele 270 mil dirhans (o que, na conversão, dá quase os 470 mil yuans citados por Xu). Na época, a notícia foi compartilhada em mídias sociais chinesas.

Um membro do governo de Dubai disse ao Gulf News que a polícia local tem descoberto que diversos mendigos de Dubai são, na verdade, estrangeiros que entraram nos Emirados Árabes Unidos com visto de turismo. E ele afirmou que realmente é possível fazer bastante dinheiro pedindo esmolas na área, visto que o Corão determina que os muçulmanos deem dinheiro aos mais pobres. 

O jovem chinês se encontra atualmente detido pela polícia dos Emirados Árabes Unidos e deve ser deportado para a China em breve.