Topo

Em junho, dia mais longo do ano tem festa de adoração ao sol em Stonehenge

O solstício de verão é um dos melhores momentos para estar em Stonehenge - Andrew Dunn/Creative Commons
O solstício de verão é um dos melhores momentos para estar em Stonehenge Imagem: Andrew Dunn/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

01/06/2016 08h00

Junho é um mês em que destinos turísticos da Europa já se encontram em polvorosa, tudo graças ao bom tempo que se espalha por grande parte do Velho Continente. 

E se a presença solar for um bom motivo para você escolher o destino das suas férias, talvez a Inglaterra seja uma interessante opção.

Entre os dias 20 e 21 deste mês, a terra da rainha Elizabeth 2ª, que é raramente associada ao astro-rei, abrigará uma festa dedicada ao solstício de verão em pleno Stonehenge, o sítio arqueológico com mais de 4.000 anos famoso por suas enigmáticas estruturas de pedra.

O solstício de verão marca o dia mais longo do ano na Inglaterra, além de ser um momento em que os raios solares passam bem no meio dos principais portais rochosos de Stonehenge.  

Milhares de pessoas se reúnem no sítio arqueológico para ver o nascer do sol - Mike Norton/Creative Commons - Mike Norton/Creative Commons
Milhares de pessoas se reúnem no sítio arqueológico para o nascer do sol
Imagem: Mike Norton/Creative Commons

Tal fenômeno motiva, todos os anos, a vinda dezenas de milhares de pessoas até o sítio histórico.

Muitas delas são simples turistas querendo fazer boas fotos. Mas parte do público é composta por místicos das mais variadas vertentes, que visitam o local vestidos com plumas, cajados e roupas que lembram as vestimentas dos magos, todos unidos para reverenciar a natureza. Hippies cobertos de flores também são visão comum no lugar. 

Muitos dos visitantes trazem tambores e outros instrumentos musicais, criando uma interessante atmosfera para o principal momento da festa: o nascer do sol no dia 21. 

O solstício de verão atrai multidões de místicos para Stonehenge - Ann Wuyts/Creative Commons - Ann Wuyts/Creative Commons
O solstício de verão atrai multidões de místicos para Stonehenge
Imagem: Ann Wuyts/Creative Commons

Enquanto o astro-rei aparece no horizonte, pessoas tocam as estruturas de pedra em uma devoção quase religiosa, enquanto outras dançam sobre o gramado que cobre a área.

E demonstrações de fé não estão fora de lugar aqui: estudiosos acreditam que Stonehenge foi um importante centro cerimonial e religioso de antigos habitantes do território que é hoje a Inglaterra. 

O lugar está situado a cerca de 150 quilômetros de Londres. É possível acampar nos arredores do sítio arqueológico nas noites que antecedem o solstício. 

Mais informações: www.stonehengecampsite.co.uk/solstice_festival

Stonehenge está a cerca de 150 quilômetros da cidade de Londres - Andrew Dunn/Creative Commons - Andrew Dunn/Creative Commons
Stonehenge está a cerca de 150 quilômetros da cidade de Londres
Imagem: Andrew Dunn/Creative Commons

Milhares de pessoas são esperadas para o solstício de verão deste ano - Ann Wuyts/Creative Commons - Ann Wuyts/Creative Commons
Milhares de pessoas são esperadas para o solstício de verão deste ano
Imagem: Ann Wuyts/Creative Commons

Público se reúne em Stonehenge para o solstício de verão - Stonehenge Stone Circle/Creative Commons - Stonehenge Stone Circle/Creative Commons
Público se reúne em Stonehenge para o solstício de verão
Imagem: Stonehenge Stone Circle/Creative Commons