Topo

Romênia tem parque de diversões subterrâneo a 120 metros de profundidade

A mina abriga um lago com barquinhos e construções de formato exótico - Gabriel Tocu/Creative Commons
A mina abriga um lago com barquinhos e construções de formato exótico Imagem: Gabriel Tocu/Creative Commons

Do UOL, em São Paulo

15/05/2016 08h00

Famosa pelos lindos castelos que se destacam sobre as colinas da Transilvânia, a Romênia também tem atrações turísticas embaixo da terra. 

Nos arredores da cidade de Turda, no centro-oeste do país, existe um antigo complexo de minas de sal chamado Salina Turda e que, atualmente, abriga um parque de diversões a 120 metros profundidade. 

A galeria conhecida como Rudolph Hall tem 40 metros de altura - Cosmin Danila/Creative Commons - Cosmin Danila/Creative Commons
Uma das galerias da Salina Turda tem 40 metros de altura
Imagem: Cosmin Danila/Creative Commons
 

Cercado pelo cenário cavernoso da mina, o local exibe um lago recheado de barquinhos, uma roda-gigante e exóticas construções de madeira onde o público pode se sentar para admirar todo o ambiente.    

O lugar é tão único que já foi eleito pela publicação norte-americana "Travel + Leisure" como a atração turística subterrânea mais legal do mundo.  

Fechado em 1932, o complexo de minas de Salina Turda foi explorado pelo menos desde a Idade Média. Durante a Segunda Guerra Mundial serviu como depósito de artilharia antiaérea.

Nos anos 1990, seus interiores, que têm galerias com mais de 900 metros de comprimento, começaram a receber turistas e, com o passar dos anos, sua popularidade cresceu: hoje, passam pelo local cerca de 600 mil pessoas por ano. 

Turistas têm que cruzar estreitos túneis na mina de sal de Turda - Cristian Bortes/Creative Commons - Cristian Bortes/Creative Commons
Turistas têm que cruzar estreitos túneis nas minas de sal de Turda
Imagem: Cristian Bortes/Creative Commons

Hoje, ao entrar nas minas, os forasteiros cruzam estreitos túneis, tomam elevadores, descem escadarias e cruzam os enormes espaços de onde o sal era extraído.

A Salina Turda se promove como "um museu subterrâneo", mas são suas recentes opções de entretenimento embaixo da terra que a tornam tão única.   

Além dos barquinhos e da roda-gigante, o lugar oferece um pequeno campo de golfe, pista de boliche e um belo anfiteatro com capacidade para 80 pessoas.

Turistas se reúnem nas construções dentro da antiga mina romena - Jason Rogers/Creative Commons - Jason Rogers/Creative Commons
Turistas se reúnem sobre o lago dentro da antiga mina romena
Imagem: Jason Rogers/Creative Commons

Seu lago chega a ter oito metros de profundidade, permitindo que os visitantes remem tranquilamente sobre suas águas. Estalactites de sal completam muitos desses cenários, que podem ser admirados em diversos ângulos a partir de balcões e escadas que existem lá dentro.

A Salina Turda fica aberta todos os dias e está localizada a cerca de 420 quilômetros da capital romena, Bucareste. 

Mais informações: salinaturda.eu

Interior de uma das minas de Turda, na Romênia - Ungureanu Adrian Danut/Creative Commons - Ungureanu Adrian Danut/Creative Commons
Interior de uma das minas de Turda, na Romênia
Imagem: Ungureanu Adrian Danut/Creative Commons

O parque subterrâneo fica no centro-oeste da Romênia - Cristian Bortes/Creative Commons - Cristian Bortes/Creative Commons
O parque subterrâneo fica no centro-oeste da Romênia
Imagem: Cristian Bortes/Creative Commons

Passear de barco é uma das atividades favoritas de quem visita a mina - Cristian Bortes/Creative Commons - Cristian Bortes/Creative Commons
Passear de barco é uma das atividades favoritas de quem visita a mina
Imagem: Cristian Bortes/Creative Commons