Topo

Praça famosa de Londres pode ganhar espaços para jogar golfe; veja

Um dos campos de golfe sobe as escadarias do museu National Gallery - Divulgação/The London Design Festival
Um dos campos de golfe sobe as escadarias do museu National Gallery Imagem: Divulgação/The London Design Festival

Do UOL, em São Paulo

28/04/2016 22h24

A Trafalgar Square é um dos destinos mais populares entre turistas que visitam Londres. Na praça está, por exemplo, a imponente Coluna de Nelson, que, cercada por seus quatro leões de bronze, é um dos locais mais fotografados da capital inglesa.

Este cartão-postal pode ganhar, em breve, uma série de instalações extremamente inusitadas. Um projeto artístico prevê que, no mês de setembro deste ano, o local seja tomado por nove espaços para jogar golfe.

Mas não serão simples campinhos de grama sintética com buracos no meio: as áreas foram projetadas por alguns dos mais conceituados arquitetos e designers do mundo, com o objetivo de proporcionar uma experiência única para quem quiser praticar o esporte de uma maneira diferente.

Entre os autores destes espaços de golfe estão a arquiteta iraquiana Zaha Hadid (que faleceu em março deste ano) e profissionais do Atelier Bow-Wow, uma das mais conceituadas empresas de arquitetura do Japão. 

Aqui, o público terá que fazer a bolinha passar por dentro da escultura de uma pomba - Divulgação/London Design Festival - Divulgação/London Design Festival
Aqui, o público terá que fazer a bolinha passar por dentro da escultura de uma pomba
Imagem: Divulgação/London Design Festival

"Queremos transformar a Trafalgar Square, no coração de Londres, em um campo de golfe maluco", diz um comunicado do London Design Festival, evento que está tentando realizar a instalação. "Será um espaço futurista, funcional e gratuito para quem quiser se divertir".

Uma das ideias é colocar um colorido espaço para jogar golfe nas escadarias da National Gallery, museu que fica na Trafalgar Square e abriga quadros de artistas como Caravaggio, Van Gogh e Leonardo da Vinci. 

O projeto de Zaha Hadid, por sua vez, apresenta as fascinantes curvas que deram fama à arquiteta. E haverá até um lugar onde a bolinha terá que passar por dentro do corpo da escultura de uma pomba. 

Porém, para que todo esse empreendimento vire realidade, os organizadores do London Design Festival afirmam precisar juntar pelo menos 120 mil libras esterlinas (cerca de R$ 610 mil). Para isso, eles estão buscando verba no site de financiamento coletivo Kickstarter. Até o momento, já foram doadas aproximadamente 9.500 libras esterlinas (quase R$ 49 mil).  

Esta não é a primeira vez que o London Design Festival usa a Trafalgar Square para suas instalações artísticas. Em 2009, o evento espalhou tabuleiros de xadrez gigantescos no meio da praça. 

Para saber mais, acesse: www.kickstarter.com/projects/londondesignfestival/visionary-crazy-golf-in-trafalgar-square

O London Design Festival define seus espaços de golfe como "malucos e divertidos" - Divulgação/London Design Festival - Divulgação/London Design Festival
O London Design Festival define seus espaços de golfe como "malucos e divertidos"
Imagem: Divulgação/London Design Festival