Viagem

"O turista é uma pessoa sem noção", diz americano do canal "Amigo Gringo"

Reprodução/Amigo Gringo - Youtube
O jornalista Seth Kugel em um dos vídeos do “Amigo Gringo” Imagem: Reprodução/Amigo Gringo - Youtube

Adriana Terra

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/04/2016 15h59

Falar sobre os hábitos no metrô ou dos contrastes de abordagem na hora da paquera com uma pegada de humor, justamente para mostrar as diferenças práticas e comportamentais que um brasileiro encara quando vai a Nova York (EUA).  Essas são as inspirações do jornalista norte-americano Seth Kugel - que por anos assinou uma coluna sobre viagens no “New York Times” - para o “Amigo Gringo”, que ele apresenta desde o final de 2014 no YouTube. 

Kugel cria vídeos com dicas para os viajantes e, segundo ele, a intenção está longe de “pregar” o que é certo ou errado, mas sim a de ajudar. “Não é dizer que o brasileiro é uma pessoa sem noção, mas que o turista é uma pessoa sem noção, e que o fato de ter conhecimento da cultura do lugar é uma coisa que você só aprende depois de várias viagens”, explica.

Saia da casinha
Roubadas são comuns e fazem parte do processo, mas qual o grande erro de um brasileiro em Nova York, na perspectiva de um nova iorquino que ama viajar? “Historicamente é o fato de vocês pensarem demais nas compras e esquecerem que estão em uma cidade maravilhosa”, aponta ele.

Outro é ficar sempre dentro da ilha de Manhattan. "Mas isso não é um erro só dos brasileiros. Para mim, Nova York nem é mais Manhattan, é como quem visita o Rio e fica só no Leblon. A gente sabe que a cidade é muito maior agora.”

Para Kugel, ter uma agenda rígida, apenas com atrações turísticas, também é um grande equívoco. “Você tem que estar pronto para fazer alguns desvios, estar aberto para abandonar o Cake Boss e entrar num café cheio de locais que também tem bolo. Esse senso de visitar um destino com uma lista de ‘15 lugares que você tem que conhecer’ é um grande erro”, opina o jornalista.

Nova fase
Além de falar sobre Nova York para brasileiros, Seth agora quer incentivar a ideia de circular com moradores locais, gente que dê dicas das mais diversas sobre o que fazer na cidade. A nova fase do “Amigo Gringo” tem tudo a ver com esse pensamento: o apresentador está gravando no interior do Brasil a fim de mostrar esses cantos do país até mesmo para quem vive próximo deles.

“Vamos comer bode e visitar lugares que temos certeza que os turistas brasileiros não vão, com a mesma filosofia de ter locais mostrando a cidade para nós. Os fãs [do programa] vão ser nossos guias”, conta ele.

Os vídeos estão sendo gravados durante o mês de abril em Pernambuco, Bahia e Santa Catarina, e devem ir ao ar em breve no canal. “Também teremos uma série sobre o que é melhor no Brasil que nos EUA, porque os brasileiros às vezes pensam que tudo é melhor lá fora, mas tem coisas que são melhores até mesmo em termos de tecnologia -- tipo o cartão de crédito ter senha”, dá a dica o “Amigo Gringo”. 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo