Topo

Viagem

Turistas podem fazer compras com as impressões digitais no Japão

Koji Sasahara/AP
Multidão de turistas em centro de compras de Tóquio Imagem: Koji Sasahara/AP

Do UOL, em São Paulo

13/04/2016 13h03

Em um esforço para atrair mais visitantes do exterior ao país, o governo japonês vai começar a testar um sistema que permitirá que os turistas estrangeiros comprem itens em lojas usando apenas as suas impressões digitais.

De acordo com a FoxNews, a intenção por trás deste novo sistema é prevenir a criminalidade, fazendo com que os usuários não precisem carregar dinheiro ou cartões de crédito com eles. 

Para realizar o experimento de teste, o governo irá disponibilizar 300 scanners em centros comerciais populares do país. Os turistas vão registrar as suas impressões digitais e outras informações pessoais, como dados de cartão de crédito. Assim, ao tentarem adquirir algo, bastará colocar o dedo em dispositivos especiais.

O governo vai utilizar a autenticação de impressão digital no lugar da exigência atual, que exige que os turistas estrangeiros mostrem seus passaportes. A expectativa é que tudo esteja funcionando até os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio de 2020.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:
 

O UOL está testando novas regras para os comentários. O objetivo é estimular um debate saudável e de alto nível, estritamente relacionado ao conteúdo da página. Só serão aprovadas as mensagens que atenderem a este objetivo. Ao comentar você concorda com os termos de uso. O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem