Viagem

Avião pilotado apenas por mulheres pousa na Arábia Saudita

Divulgação/Royal Brunei Airlines
Sharifah Czarena (a primeira à esquerda) conduziu o voo até a cidade saudita de Jeddah Imagem: Divulgação/Royal Brunei Airlines

Do UOL, em São Paulo

15/03/2016 12h15

A Arábia Saudita é conhecida mundialmente por ser um lugar onde mulheres não podem dirigir carros na rua. 

O repressivo país petrolífero, porém, recebeu recentemente o primeiro voo pilotado apenas por mulheres da companhia Royal Brunei Airlines. 

A comandante Sharifah Czarena e a copiloto Sariana Nordin conduziram um moderno Boeing 787 Dreamliner entre o Brunei (um pequeno sultanato localizado no Sudeste Asiático) e a cidade saudita de Jeddah, na costa do mar Vermelho, em uma jornada com dez horas de duração. As duas fizeram o trabalho com as cabeças cobertas pelo véu islâmico. 

Formada em uma escola de pilotos do Reino Unido, Czarena opera aeronaves comerciais desde 2012. A aterrissagem na Arábia Saudita, porém, tem rendido repercussão mundial para seu trabalho. Na estrita cultura islâmica do país árabe, mulheres podem ser presas caso sejam vistas pela polícia dirigindo carros. 

A presença de uma equipe completamente feminina no comando do voo para Jeddah foi encorajada pelo governo do Brunei, como parte das comemorações do dia da independência do país, celebrado em 24 de fevereiro.  

A Royal Brunei vem promovendo a inclusão de mulheres em alguns de seus departamentos que sempre foram dominados por homens. Recentemente, a empresa divulgou na internet uma foto mostrando um grupo de engenheiras na frente de um de seus aviões, com a legenda: "quem disse que engenharia é uma profissão apenas masculina?" 

Outras companhias aéreas do mundo, como Air Canada e Air India, também vêm empregando mulheres para pilotar seus aviões.  

Jahurz/Creative Commons
O voo para a Arábia Saudita foi realizado com um Boeing 787 Dreamliner Imagem: Jahurz/Creative Commons

Divulgação/Royal Brunei Airlines
A Royal Brunei também tem empregado mulheres como engenheiras Imagem: Divulgação/Royal Brunei Airlines

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo