Topo

De estúdio de cinema a Coliseu: atrações de Roma que estão em Zoolander 2

Ben Stiller é o protagonista de "Zoolander 2", que chegou aos cinemas em março - Divulgação/Paramount Pictures
Ben Stiller é o protagonista de "Zoolander 2", que chegou aos cinemas em março Imagem: Divulgação/Paramount Pictures

Duda Leite

Colaboração para o UOL, em Roma

14/03/2016 17h13

Zoolander, o maior supermodelo masculino do mundo, nasceu da mente fértil do ator, roteirista e diretor americano Ben Stiller. Em 2001 o personagem ganhou seu primeiro filme, onde o descerebrado Derek (Ben Stiller) tinha como rival o “eco-chato” Hansel (vivido pelo loiro-surfista Owen Wilson).

Lançado apenas uma semana após a tragédia do 11 de setembro, o primeiro “Zoolander” dividiu a crítica, mas graças ao seu humor ácido sobre os bastidores do mundo da moda, somado às várias participações especiais no elenco (como Donald Trump, Donatela Versace, Tom Ford e até David Bowie), acabou tornando-se um “cult”.  

Quinze anos depois, Derek e Hansel estão de volta e desta vez eles têm que desvendar uma série de misteriosos assassinatos de popstars, como Justin Bieber e Madonna, que, antes de morrer, postam fotos nas redes sociais fazendo o biquinho clássico de Zoolander, conhecido como o look “Blue Steel”.

Em “Zoolander 2”, Derek e Hansel são convocados pela Interpol para ir até Roma, onde se envolvem em situações que beiram o bizarro. O filme teve suas cenas de estúdio gravadas no icônico Cinecittá e as cenas externas em diversas locações em Roma. Veja abaixo um pequeno roteiro com alguns dos principais cenários do filme, para quem quiser visitar o universo cômico, delirante e glamuroso do longa.

Cinecittá Estúdios, em Roma  - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Cinecittá Estúdios (Via Tuscolana, 1055 | SITE)

Ben Stiller, além de cineasta, é cinéfilo e foi dele a escolha de filmar em locações em Roma e nos estúdios da Cinecittá.  Localizado a apenas 9km do centro de Roma (é possível chegar de metrô), a Cinecittá é um dos estúdios mais icônicos da história do cinema, conhecido como “a fábrica dos sonhos”. É o maior estúdio da Europa. Entre os filmes produzidos lá nas últimas décadas estão “Cleópatra”, com Elizabeth Taylor, “La Dolce Vita”, de Federico Fellini, “Gangues de Nova York”, de Martin Scorsese, além da série “Roma”, produzida pela HBO.  

É possível fazer uma visita guiada (em inglês ou italiano) aos estúdios. Há uma exposição permanente chamada “Filmando na Cinecittá”, que conta a história do estúdio de 1937 até 1989. Um dos destaques é o mítico “Estúdio 5” onde Fellini filmou a maioria dos seus clássicos, como “E La Nave Va”, “Roma” e “La Dolce Vita”. Também estão expostos vários figurinos usados nas produções do estúdio por atores como Alida Vali e Farley Granger em “Sedução da Carne”, de Luchino Visconti (1954), Elizabeth Taylor e Richard Burton em “A Megera Domada”, de Franco Zefirelli (1967), e a roupa usada por Clint Eastwood no clássico de Sergio Leone “Por um punhado de Dólares” (1964).   

Além do museu, ainda há um café, e claro, uma lojinha descolada para os fãs de cinema, com pôsteres, objetos e vários livros sobre a história do estúdio. 

Ben Stiller e Owen Wilson como seus personagens de "Zoolander 2" na Maison Valentino, em Roma  - Divulgação/Paramount Pictures - Divulgação/Paramount Pictures
Imagem: Divulgação/Paramount Pictures

Maison Valentino (Piazza di Spagna, 38) 

Durante uma visita da reportagem ao set, Ben Stiller declarou que a ideia para “Zoolander 2” surgiu após ele ter assistido ao documentário “Valentino: o Último Imperador”, de Matt Tyrnauer (2008). Stiller percebeu que ainda havia muito material para seu imenso arsenal de piadas corrosivas sobre o mundo fashion.

Valentino, um dos maiores ícones vivos da moda, adorou a brincadeira e o lançamento de “Zoolander 2” aconteceu durante o desfile da sua Maison na Semana da Moda de Paris, quando Derek e Hansel apareceram de surpresa na passarela. Além de emprestar vários “modelitos”, Valetino faz uma participação especial numa das cenas principais do novo filme. E a sua loja conceito, na Piazza di Spagna, serviu de locação para a central da divisão fashion da Interpol. Durante o lançamento do filme em Roma, Stiller e Wilson pousaram como os personagens nas vitrines e causaram comoção entre os fãs romanos.

Termas de Caracalla, em Roma - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Termas de Caracalla  (Via delle Terme di Caracalla, 52 | SITE)

O ápice do filme acontece nas famosas Termas de Caracalla (construídas entre 212 e 217, durante o governo do Imperador Caracalla), onde acontece um baile que reúne vários ícones da moda, como os estilistas Valentino, Marc Jacobs e Tommy Hilfiger, a super model Kate Moss e a toda poderosa editora de moda da Vogue, Anna Wintour. Mas quem brilha nesta cena é o maquiavélico Jacobim Mugatu, o vilão mais fashion do mundo, vivido pelo brilhante Will Ferrell.    

As Termas podem ser visitadas de terça a domingo, a partir das 9h.

O Coliseu, em Roma, é um dos monumentos mais visitados da Itália - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Coliseu (Piazza del Colosseo, 1 | SITE

Um dos cenários mais famosos de Roma é o Coliseu. Inaugurado pelo imperador Tito por volta de 79 a 81 d.C., o anfiteatro foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Portanto, lógico que Derek não poderia escolher lugar mais perfeito para levar Derek Junior (Cyrus Arnold) para dar uma volta num conversível vermelho retrô.

Pode-se visitar o Coliseu diariamente, entre 8h30 e 15h30.