Viagem

Mar azul-turquesa e sítios históricos fazem a alegria do turista em Tulum

Divulgação/Visit Mexico
Tulum tem construções históricas sobre o mar do Caribe Imagem: Divulgação/Visit Mexico

Do UOL, em São Paulo

14/01/2016 18h03

Poucos lugares do mundo fazem uma junção tão bonita de paisagens naturais e construções históricas como Tulum. 

Banhado pelo mar do Caribe, este balneário mexicano fica a 130 quilômetros da famosíssima Cancún, mas tem personalidade própria: sua orla é composta por faixas de areia branca, água azul-turquesa e um sítio arqueológico que encanta banhistas que, além de relaxar na praia, gostam de interagir com a história durante suas férias. 

"Tulum tem um clima diferente de Cancún e Playa del Carmen. Aqui o clima é mais eco-friendly e hippie-chique. Aulas de ioga, atividades físicas, comida natural, meditação e coisas do gênero são práticas comuns no destino", diz o Conselho de Promoção Turística do México. "Não espere também por enormes hotéis e resorts, daqueles com 500 quartos. No local, alguns hostels, hotéis menores, acampamentos e pequenas pousadas – algumas superluxuosas, algumas com conceito eco – dividem espaço com restaurantes com menu assinado e pequenas lojas que comercializam produtos de grife", completa a entidade.

Divulgação/Visit Mexico
Sítio arqueológico de Cobá merece ser visitado por quem está em Tulum Imagem: Divulgação/Visit Mexico

Um dos atrativos históricos mais interessantes da região é o sítio arqueológico de Tulum, uma fortaleza maia com mais de 1.000 anos. O principal-cartão postal do lugar é o "Castillo" (Castelo), uma estrutura de 12 metros de altura erguida em uma escarpa sobre o oceano. Iguanas passeiam por todo o terreno enquanto turistas, mesmo sob o forte sol desta área do México, tiram fotos das construções. 

Além da relativa proximidade de Cancún, Tulum fica a uma distância não muito longa da linda Playa del Carmen (pouco mais de 70 quilômetros). O sítio arqueológico de Cobá também está na região, com ruínas imponentes de uma cidade maia que chegou a ter 50 mil habitantes  

Outro passeio imperdível da região de Tulum é Sian Ka’an, uma área considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco e que abriga arrecifes de corais, cenotes, mangues, praias e lagoas. 

Quando ir?   
Nos meses de maio e junho você verá menos pessoas em Tulum e encontrará preços mais em conta. Já o período de dezembro a abril é considerado alta temporada. Julho e agosto são meses agitados e de boa procura também. Em setembro e outubro o turista pode enfrentar a temporada de chuvas, que deixam a água do mar mais turva. 

Divulgação/Visit Mexico
A área onde está o balneário de Tulum é perfeita para relaxar Imagem: Divulgação/Visit Mexico

Divulgação/Visit Mexico
Visão aérea da orla de Tulum, no Caribe mexicano Imagem: Divulgação/Visit Mexico

Divulgação/Visit Mexico
Tulum mistura sítios arqueológicos com lindas praias Imagem: Divulgação/Visit Mexico

Divulgação/Visit Mexico
Tulum fica a cerca de 130 quilômetros do famoso balneário de Cancún Imagem: Divulgação/Visit Mexico

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo