Topo

SeaWorld desmente fim de shows com orcas, mas acabará com acrobacias

"One Ocean", show apresentado pela orca Shamu no SeaWorld - Divulgação/SeaWorld
"One Ocean", show apresentado pela orca Shamu no SeaWorld Imagem: Divulgação/SeaWorld

Do UOL, em São Paulo

11/11/2015 15h16

Após agências terem noticiado o fim do show das baleias na unidade de San Diego do SeaWorld, o parque norte-americano enviou um comunicado oficial desmentindo a informação. Segundo a nota, a principal atração atual, o show "One Ocean" (onde a baleia Shamu era a grande estrela) será encerrado no fim do próximo ano, apenas na unidade de San Diego, para dar lugar a uma nova apresentação. A partir de 2017 o show deixa de ser teatral, com as famosas acrobacias, para ter um caráter mais educativo, mas ainda contando com os animais selvagens. 

Joel Manby, CEO da companhia, divulgou durante um evento para investidores que o intuito da companhia é envolver e informar os hóspedes, destacando mais os comportamentos naturais da espécie. "A apresentação irá incluir mensagens de preservação e dicas que os espectadores poderão levar para casa com eles para fazer a diferença para orcas no mundo selvagem", destacou Manby.

A SeaWorld sofreu um duro golpe em 2013, após a estreia do documentário "Blackfish", que denunciou os estragos sofridos pelas orcas em cativeiro ao viverem em tanques reduzidos e com pouca iluminação, além de serem submetidas a duros treinamentos para aparecer em seu espetáculo mais famoso.

Com isso, o número de visitantes caiu drasticamente nos 11 parques espalhados em todo os Estados Unidos, mas especialmente no de San Diego. Desde então, a empresa tentou reverter a imagem ruim com uma campanha de publicidade e descontos. O plano de ações, divulgado pelo CEO da companhia nesta semana, informa ainda o investimento em novas atrações, como uma montanha-russa e hotéis.