Topo

Consulado de Portugal inaugura sistema óptico para agilizar atendimentos

Solicitante não precisa sair do carro para entrar no Consulado de Portugal - Divulgação
Solicitante não precisa sair do carro para entrar no Consulado de Portugal Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

05/10/2015 13h36

A entrada de usuários com agendamento prévio no Consulado Geral de Portugal em São Paulo (SP) passa a ser autorizada de forma mais rápida com a instalação de leitores ópticos, reduzindo o tempo de identificação e espera no atendimento feito a cidadãos brasileiros e lusos dentro do país.

Já em vigor, a novidade funciona de forma simples. Em um primeiro momento, o cidadão brasileiro e/ou português recebe por e-mail um voucher quando agenda o horário. O documento contém um código de barras com o nome completo do usuário, além de data e horário de atendimento.

Ao chegar na portaria, seja de carro ou a pé, o visitante passa o código de barras nos leitores eletrônicos para ser identificado. Após a entrada ser autorizada, o sistema avisa aos funcionários que a pessoa está seguindo para a sala de espera, onde monitores LCD já mostrarão seu nome completo e o balcão no qual será atendida.

De acordo com o Consulado de Portugal, cada atendimento leva em média dez minutos. Com o sistema ótico, o processo fica cerca de 10% mais rápido, fazendo com que, no final de um dia, uma pessoa a mais por hora receba atendimento, aumentando a agilidade em todo o processo.