Topo

Viagem


Brasileiros estão entre os que mais usam smartphones em viagens, diz estudo

Getty Images
Turistas vindos do Brasil ficam atrás dos chineses e tailandeses no uso do smartphone Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

2015-07-02T20:21:19

02/07/2015 20h21

Câmera fotográfica, GPS, aplicativos para reservas de hotel e passagens, encontrar restaurantes e até lanterna. Já faz tempo que o smartphone, tão versátil, tornou-se companheiro inseparável dos viajantes e os brasileiros entenderam bem isso. Segundo o estudo TripBarometer Viajante Conectado, divulgado pelo site de viagens Trip Advisor, 59% dos turistas do país usam o smartphone para planejar suas férias.

Somente chineses e tailandeses usam mais o aparelho do que os brasileiros, com índice de 65%. O estudo, realizado com 34 mil viajantes de todo o mundo, também mostra que os sul-americanos são os mais conectados em suas viagens, com 57% do total, seguido pelos turistas do Oriente Médio (55%) e Ásia (49%). No total, 45% utilizam a internet do celular durante suas viagens.

Entre as funções utilizadas, o levantamento mostra que 45% das pessoas usam o smartphone para reservar entradas em atrações, enquanto 72% procuram restaurantes pelo aparelho quando estão de férias. Para 81% o celular também serve para buscar informações sobre trajetos, enquanto 67% descobrem as atrações do destino.

A pesquisa também mostra uma tendência crescente do uso de aplicativos para fazer reservas em hotéis. Apesar de o computador portátil ser o meio mais comum, 8% dos entrevistados utilizam o smartphone para esse fim. O número é o dobro ano passado. Um a cada cinco turistas pertencentes a esse grupo afirma que faz reservas por meio de aplicativos por acreditar ser mais fácil ou rápido finalizar o processo. Já 29% acreditam que assim é possível encontrar melhores preços.

Para saber mais detalhes da pesquisa, acesse o site

Mais Viagem