Topo

Conheça a vila das raposas no Japão, o lugar mais fofo do planeta

Do UOL, em São Paulo

07/04/2015 16h18

Raposas são aqueles bichinhos fofos parecidos com cachorros vermelhos que a maioria de nós está acostumado a ver somente nos desenhos animados da televisão. O fato é que as raposas de verdade, que a ciência classifica como o gênero Vulpes, não existem na América do Sul. Então não adianta sair por aí procurando aquelas raposas vermelhinhas pelas matas do Brasil, que a probabilidade de encontrar uma é baixíssima (nada é impossível!).

Quem sonha em conhecer esses carismáticos animaizinhos pode dar um "pulinho" no Japão. É lá que fica a vila das raposas. Localizada próximo às montanhas Shiroishi, na província de Miyagi (não confunda com o mestre do Karate Kid), a "vila" abriga cerca de cem raposas, sendo de seis espécies diferentes.

Logo na entrada, uma espécie de mini-zoológico coloca os visitantes em contato com alguns coelhos, pôneis e cabras, mas raposa mesmo que todo mundo quer ver, há somente poucas em jaulas ou presas em coleiras. Mas calma... É somente o começo da imersão no mundo delas.

Zao Kitsune Mura é a vila das raposas no Japão - Japan Travel/Divulgação - Japan Travel/Divulgação
Zao Kitsune Mura é a vila das raposas no Japão
Imagem: Japan Travel/Divulgação

Ao chegar em um terreno grande e cercado nos fundos, a aventura começa. São muitas espalhadas por todos os cantos. Todas "livres". Enquanto algumas, menos sociáveis, fogem do contato humano, outras simplesmente se mantêm indiferentes à presença dos visitantes, dormindo ou descansando em suas casinhas.

As mais curiosas, porém, chegam mais perto na esperança de ganhar um lanchinho. Ao pagar a entrada, que custa 100 yens (menos de R$ 3), você ganha um pouco de comida de raposa para dar para elas. Porém, essa é a hora de ter cuidado, já que esses animais, apesar de acostumados com o convívio com pessoas, não são treinados ou domesticados. Então nada de tentar dar comida na boca deles.

Também tente resistir à incontrolável tentação de fazer um carinho nesses bichinhos tão fofos, mesmo que eles comecem a te seguir por todo lado. As raposas só querem mais comida e, na tentativa de um carinho, você pode acabar levando uma mordida de lembrança para casa.

Uma curiosidade é que as raposas de verdade, do gênero vulpes, não são encontradas na América do Sul. Por aqui, no Brasil inclusive, só existem as Pseudalopex (pseud =falso - alopex =raposa), conhecidas assim pela semelhança física e comportamental com suas parentes - Japan Travel/Divulgação - Japan Travel/Divulgação
As raposas de verdade, do gênero vulpes, não são encontradas na América do Sul
Imagem: Japan Travel/Divulgação

No shintoismo, religião tradicional do japão, as raposas (kitsune em japonês) são consideradas sagradas. Inari, que é a deusa do alimento, desce todo ano à terra para fertilizar as plantações de arroz, às vezes enviando uma delas como mensageira, às vezes tomando forma desse animal.

Dentro da vila das raposas, um templo com estátuas dos animais, assim como diversos toriis, que são aqueles portões tradicionais japoneses, fazem menção à crença.