Topo

Conheça itens que ocupam pouco espaço na mala e são muito úteis na viagem

Nem só de roupas é feita uma boa mala de viagens, alguns objetos são indispensáveis - Getty Images
Nem só de roupas é feita uma boa mala de viagens, alguns objetos são indispensáveis Imagem: Getty Images

Marina Telecki e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

26/01/2015 07h00

Fazer turismo é sempre uma delícia. Já a tarefa de arrumar e desarrumar a mala pode não ser tão prazerosa assim. Porém, é preciso encará-la com atenção e, se possível, dedicar um tempo a montar listas que ajudem a recordar o que é essencial. Nesse check-list, além de roupas, sapatos e acessórios, pode ser interessante incluir objetos úteis, que farão toda a diferença para o seu conforto e bem-estar quando estiver fora, independentemente do destino.

Para facilitar a vida de quem viaja e não é muito bom com a bagagem, o UOL Viagem separou, com a ajuda de especialistas, uma seleção de itens que são quase tão importantes quanto a roupa íntima e o passaporte. Na dúvida, não saia de casa sem eles!

lacres e cadeados - matéria de viagem - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Lacres e cadeados

Proteger a mala é importante para garantir que você vai chegar ao seu destino com tudo o que separou. E, com a onda de golpes cesarianas (quando as malas são abertas e roubadas, antes de chegar a esteira de bagagem, sem deixar vestígios) que passou pelos aeroportos, um cuidado extra com seus pertences pessoais é sempre válido. Por isso, além de equipar sua mala com lacres ou cadeados, vale também carregar um desses itens a mais na bagagem, caso decida comprar outra mala no destino. 

Tapa-olhos e protetores auriculares - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Tapa-olhos e protetores auriculares

Para uma viagem agradável, é essencial fazer o possível para garantir conforto durante o voo, trajeto de trem ou ônibus - ainda que seja nas apertadas classes econômicas. E, para quem tem sono leve, um tapa-olhos poderoso pode ser o segredo para conseguir chegar inteiro ao destino, mesmo com  poucas horas de sono. “Nem sempre os oferecidos no avião ou nos hotéis bloqueiam totalmente a luz”, justifica Silvana Bertolucci, proprietária da Hiptour, agência especializada em roteiros personalizados.

Protetores de ouvido também são úteis, porque ajudam a abafar os sons de conversas, grito e choro de criança e até o ronco de quem dorme ao lado. “O ideal é levar esses itens em um nécessaire pequeno, junto com outros objetos de primeira necessidade, como a pasta e a escova de dentes”, recomenda Renata Araújo, autora do blog de viagens You Must Go.

Remédios de uso frequente - matéria de viagem - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Remédios de uso frequente

Levar os remédios que costuma usar com mais frequência na mala, como antiácidos, analgésicos e antialérgicos, evita que você perca tempo procurando uma farmácia ao chegar no destino e, pior, que tenha que descobrir o nome do remédio desejado na língua local. Em alguns países, ainda é preciso obter autorização para comprar determinados medicamentos, pois as leis de comercialização de remédios variam muito. Daí a importância de se precaver.

Lenços umedecidos - matéria de viagem - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Lencinhos umedecidos

Outro item essencial no nécessaire de mão. Prefira os que não têm cheiro, pois além de serem utilizados para a higiene pessoal, eles também poderão servir para eventualmente limpar mesas, pratos e talheres nos restaurantes e lanchonetes desconhecidos que você entrará durante a sua viagem. 

Acessórios para os eletrônicos - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Acessórios para os eletrônicos

Não basta separar tablet e smartphone para ter a garantia de que poderá permanecer conectado quanto tempo quiser, em qualquer canto do planeta. É preciso lembrar de carregar os respectivos cabos de cada um desses acessórios, além de um multiplicador de tomada e um adaptador universal.

Esse último é realmente imprescindível para que esteja preparado para encarar qualquer plugue, não importa o país que visitar. “Nas minhas viagens, também levo um fone de ouvido pequeno e aqueles carregadores de celulares portáteis, sem fio, já que as baterias duram cada vez menos”, diz Renata. 

Cópia de documentos - matéria de viagem - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
Cópias dos documentos e cartão de visita

Todo mundo sabe que, para viajar, é obrigatório portar documentos como passaporte e RG. Mas o que ninguém imagina é a confusão em que pode se meter caso perca um desses documentos. Por isso, é recomendado ter uma cópia de tudo e deixar sempre em local diferente dos originais.

“No dia a dia, para circular, dê preferência às cópias”, aconselha Silvana. “Além dos documentos, ter um cartão de visita em mãos também pode ajudar, principalmente em caso de extravio de bagagem”, completa Vera Guimarães Scarpa, agente pessoal de viagem da VSTur.

Guarda-chuva transado - matéria de viagem - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 Guarda-chuva transado

Ele ajuda a proteger tanto da chuva quanto do sol. E será difícil encontrar, em qualquer esquina, um que atenda às suas necessidades de turista e que - na conversão da moeda - não custe os olhos da cara. O ideal é optar por um modelo totalmente dobrável, que fique pequeno e caiba em qualquer lugar quando não estiver em uso e, ao ser aberto, ofereça uma boa proteção. Esses itens podem ser adquiridos com facilidade em lojas especializadas em malas e bolsas, em solo nacional.

Balança de mão - matéria de viagem - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images
 Balança de mão

Ela facilita a vida de quem adora voltar cheio de sacolas para o hotel, mas não quer desembolsar nenhum centavo a mais para pagar pelo excesso de bagagem. “Para o check-out das viagens aos Estados Unidos e à Ásia – que é a meca dos artesanatos, eletrônicos e quinquilharias - uma balancinha de mão é indispensável. A analógica é mais prática, já que a digital depende da bateria”, sugere Marina Valle, diretora da Press Pod, especializada em produtos exclusivos para turismo e hotelaria.