Topo

Na Suécia, ponte e parque frequentados por sem-teto são opção de hospedagem

"Sinta a pulsação da cidade de Gotemburgo do amanhecer ao anoitecer. Esta moradia embaixo da ponte fica perto do romântico Dreamer´s Quay", diz o Faktum Hotels - Divulgação/Faktum Hotels
"Sinta a pulsação da cidade de Gotemburgo do amanhecer ao anoitecer. Esta moradia embaixo da ponte fica perto do romântico Dreamer´s Quay", diz o Faktum Hotels Imagem: Divulgação/Faktum Hotels

Do UOL, em São Paulo

03/12/2014 06h00

Que tal viajar para a Suécia, um dos países mais desenvolvidos do mundo, e passar a noite como um verdadeiro sem-teto?

A experiência é possível: a empresa Faktum Hotels mapeou os lugares mais frequentados pelos sem-teto de Gotemburgo e os indica como opção de "hospedagem" na cidade. São parques, prédios abandonados, fábricas desativadas e até buracos embaixo de pontes. No site da Faktum, o turista ainda pode pagar uma diária de 100 coroas suecas (cerca de R$ 35) para "reservar" seu espaço em um desses locais. 

A empresa afirma que a promoção tem um fundo social: seu objetivo é expor a realidade de vida das pessoas sem moradia de Gotemburgo. Hoje, de acordo com a organização, existem cerca de 3.400 pessoas nesta condição na cidade (que tem uma população total de cerca de 500 mil). 

O dinheiro dos turistas que se dispõem a pagar as 100 coroas, por sua vez, seria usado em projetos sociais da Faktum, que empregam parte dos sem-teto de Gotemburgo. "Nosso trabalho [de indicar "hospedagem" em lugares desolados] é uma maneira de criar um debate sobre a pobreza e o isolamento", diz a Faktum Hotels. "Também nos dá a oportunidade de prover alguma ocupação para pessoas necessitadas". 

A empresa também afirma que muitos internautas apenas fazem a doação das 100 coroas, sem nunca ir, de fato, passar a noite embaixo da ponte. 

Porém, se o turista quiser ter a experiência, é fácil: o site da Faktum dá todas as direções dos redutos dos desprovidos de moradia em Gotemburgo, incluindo descrições chamativas e otimistas dos locais. Conheça alguns dos lugares abaixo (para saber mais sobre o projeto, acesse: en.faktumhotels.com):