Topo

Modelos de biquíni e dançarinos ensinam normas de segurança em voos

No polêmico vídeo da Air New Zealand, beldade ensina como usar o colete salva-vidas - Divulgação/Air New Zealand
No polêmico vídeo da Air New Zealand, beldade ensina como usar o colete salva-vidas Imagem: Divulgação/Air New Zealand

Marcel Vincenti

Do UOL, em São Paulo

04/11/2014 16h18

Nos últimos anos, companhias aéreas de todo o mundo têm inovado na hora de ensinar as normas de segurança de voo para seus passageiros. Nos vídeos mostrados antes da decolagem, as empresas colocam comissários de bordo para dançar e até usam lindas modelos de biquíni para explicar como se usa o colete salva-vidas.

A companhia que mais se destaca nesta área é a Air New Zealand, que, em seus filminhos de segurança, já usou personagens e cenários de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit".

É da empresa também o vídeo em que modelos, com pouquíssima roupa e sob o sol das ilhas Cook, aparecem falando sobre os procedimentos de segurança de voo. A obra, que estreou neste ano, foi tirada de circulação após ser acusada de "sexista" por diversos passageiros.

Abaixo, veja alguns dos melhores vídeos produzidos pelas empresas aéreas. No primeiro deles, quem comanda as dançantes explicações dentro da aeronave é Richard Simmons, um astro das aulas de malhação televisionadas nos Estados Unidos. No segundo vídeo, da Delta Airlines, repare na quantidade de referências à cultura pop dos anos 80, que vão de ALF, O Eteimoso, a cortes de cabelo pra lá de esquisitos. Os vídeos estão em inglês, mas são extremamente didáticos.