Viagem

Mundo de Harry Potter vira realidade no Universal Studios; conheça atrações

Mônica Aparecida de Souza

Do UOL, em Orlando (EUA)*

01/07/2014 06h40

Inspirada nos livros e filmes da série Harry Potter, a nova área do Universal Studios Florida, em Orlando (EUA), não terá diversão apenas para os fãs da saga. Com inauguração marcada para 8 de julho, o espaço deve agradar visitantes de todas as idades, mesmo os que sequer conhecem a história.

O parque transforma sucessos cinematográficos em atrações interativas para o público, em geral com muita tecnologia. Neste caso, a receita deu muito certo, pois o projeto vai além de uma simples atração. É todo um mundo imaginário que foi recriado em alto nível de detalhes e que oferece uma verdadeira imersão no universo do bruxo.

O Beco Diagonal é a parte principal deste espaço. É lá que se concentram as lojas, os locais de alimentação e os principais atrativos, como o destaque "Fuga de Gringotts", um simulador multissensorial que leva o visitante a uma emocionante aventura com Harry e seus amigos pelos cofres do banco de Gringotts. O objetivo é achar um objeto que poderia derrotar o maligno Lord Voldemort e, no caminho, ainda encontrar outros vilões, como a bruxa Bellatrix Lestrange.

O próprio edifício do banco é uma atração à parte, exibindo no topo um gigantesco dragão ucraniano que cospe fogo de verdade. Em seu interior, um hall onde se pode ver os goblins trabalhando, representado por bonecos tão perfeitos que é difícil acreditar que não são reais.

Arte UOL
O Expresso de Hogwarts faz o trajeto até a vila de Hogsmeade e liga os parques Islands of Adventure e Universal Studios Florida, em Orlando Imagem: Arte UOL

Bem pertinho dali fica a casa de câmbio do banco, onde também é possível interagir com um duende bem sarcástico e ainda trocar dólares por um cheque bruxo, que pode ser usado como moeda corrente em todo o complexo do Universal Orlando Resort.

Além do Beco Diagonal, o espaço engloba o Beco do Horizonte, a Travessa do Tranco e o Mercado Carkitt, nos quais há muitos pontos interessantes que levam o visitante a reservar ao menos metade de um dia para um tour básico. São tantas coisas para se ver e fazer que será difícil esgotar tudo em uma única visita.

Ali ganham vida diversas lojas percorridas pelo bruxo em sua aventura, entre elas as tradicionais Weasleys' Wizard Wheezes (Gemialidades Weasley, em tradução livre) e Ollivanders (Olivaras), que vendem objetos relacionados à série, como as tradicionais lembrancinhas, pelúcias e inusitados e interessantes itens de magia. E claro, as varinhas mágicas.

Uma das inovações está justamente em um novo modelo de varinha interativa vendida no parque. Ela acompanha um mapa que indica os medalhões dourados no chão, onde acontecem feitiços, como fazer objetos flutuarem ou um prédio se iluminar. Basta fazer o movimento e proferir as palavras mágicas.

Mônica A. de Souza/UOL
Para embarcar no Expresso de Hogwarts, o visitante do Universal Studios Florida tem que ir até a enigmática plataforma 9 3/4 Imagem: Mônica A. de Souza/UOL

Os sabores das histórias também foram recriados em uma série de comidas, bebidas e sobremesas. O restaurante Leaky Cauldron (Caldeirão Furado) serve pratos como o fish & chips, a torta do pescador e o ensopado com molho de Guinness. Na sorveteria Florean Fortescues é possível provar sabores exóticos como de chocolate chili, morango e creme de amendoim, pudim de caramelo, torta inglesa de maçã e creme de leite.

No bar The Fountain of Fair Fortune (Fonte da Justa Fortuna), além da clássica cerveja amanteigada há dois outros tipos exclusivos: a Lager Wizard’s Brew e a escura Dragon Scale. O quiosque Eternelle vende quatro tipos de elixires em ampolas, com sabores concentrados para serem diluídos em água.

Uma parte de Londres também é recriada na nova área do parque. Na Piccadilly Circus, o condutor do Knight Bus e uma divertida cabeça de dreadlocks com sotaque jamaicano conversam com os visitantes, que podem ainda caminhar até a estação de King's Cross e embarcar no Expresso de Hogwarts, locomotiva vermelha idêntica à do filme, que liga Londres à vila de Hogsmeade e fica no parque vizinho, Islands of Adventure.

O trem possui três vagões com várias cabines para até oito pessoas. A janela é uma tela que mostra de forma bem realista o percurso, diferente em cada sentido da viagem. Para embarcar, é necessário um ingresso especial que permite o acesso aos dois parques. Depois desse tour completo, é difícil não virar fã da saga do bruxo adolescente. Saiba mais sobre o universo de Harry Potter nos dois parques no site.

A repórter viajou a convite do Universal Orlando Resort

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo