Topo

África do Sul lança roteiro turístico que segue a história de Mandela

Do UOL, em São Paulo

24/03/2014 19h35

O governo da África do Sul acaba de lançar um mapa que promete levar o turista para alguns dos locais mais importantes da vida de Nelson Mandela, morto em dezembro de 2013.

Batizado de “Madiba-inspired tourist attractions” (na tradução, "atrações turísticas inspiradas em Madiba"), o roteiro passa por pontos de quatro províncias do território sul-africano, como a prisão da ilha de Robben (onde Mandela ficou encarcerado por 27 anos) e a casa em que o líder viveu na Vilakazi Street, no bairro de Soweto, em Joanesburgo (trata-se da única rua do mundo onde já viveram dois ganhadores do prêmio Nobel da Paz: Nelson Mandela e o arcebispo Desmond Tutu).

A rota também abrange atrações menos conhecidas, como o museu ao ar livre de Kliptown, também em Soweto, e o museu dedicado à infância e juventude de Mandela na cidade de Qunu, onde o corpo do estadista foi enterrado.

“A morte de Mandela, nosso primeiro presidente eleito democraticamente, comoveu o mundo inteiro e fez com que todos pudéssemos refletir sobre a vida desse homem fenomenal e comemorar todas as conquistas dele não apenas pela África do Sul, mas pela humanidade”, disse o ministro do Turismo da África do Sul, Marthinus van Schalkwyk, durante o lançamento da rota.

Incentivo para o turismo

De acordo com van Schalkwyk, Mandela ajudou a aumentar o número de turistas estrangeiros na África do Sul nas últimas duas décadas. Segundo o ministério do Turismo do país, em 1993, um ano antes de Mandela ser eleito, a África do Sul havia recebido 3,4 milhões de visitantes internacionais. Em 2012, esse número saltou para 13,5 milhões de estrangeiros.

“Mandela deixou um grande legado para o nosso turismo, estimulando pessoas de todos os países a visitarem o destino por conta própria", afirma van Schalkwyk. "Foi graças à visão e aos princípios dele que nossa indústria do turismo se desenvolveu tanto. O legado dele também fez com que as pessoas enxergassem o país para além das belezas naturais e do excelente custo-benefício; hoje quem nos visita sabe que aqui vive o verdadeiro povo de Mandela, caloroso e hospitaleiro, e pode realmente sentir toda a magia de Madiba”.

O mapa será em breve distribuído no mundo inteiro através de operadoras e agências de viagem, mas já pode ser encontrado neste site (em inglês): http://mandela.southafrica.net/map/overview