Topo

Buenos Aires é a 4ª cidade com maior qualidade de vida na América Latina

Plaza San Martín, um dos lugares mais agradáveis de Buenos Aires, próximo da turística Calle Florida - Ministerio de Turismo de Argentina/Divulgação
Plaza San Martín, um dos lugares mais agradáveis de Buenos Aires, próximo da turística Calle Florida Imagem: Ministerio de Turismo de Argentina/Divulgação

Do Clarín, em Buenos Aires

27/02/2014 16h19

Apesar do trânsito, da insegurança pública, do lixo nas ruas e de um transporte público muitas vezes deficiente, Buenos Aires se destaca como a quarta cidade com melhor qualidade de vida na América Central e na América do Sul. 

A primeira colocada foi Pointe-à- Pitre, em Guadalupe (a maior ilha das Antilhas francesas) e que se adivinha como um paraíso no meio do mar Caribe. A segunda no ranking da região é San Juan de Puerto Rico. A terceira é Montevidéu (Uruguai) e a quinta, Santiago (Chile).

As cinco, tão diferentes entre elas, integram dignamente o pelotão das 100 primeiras em uma lista de 223 cidades. Globalmente, a capital de Guadalupe está em 69° lugar, San Juan em 72º, Montevidéu em 77º, Buenos Aires em 81º e Santiago em 93º lugar.

No ranking mundial as cinco primeiras cidades são Viena (Áustria), Zurique (Suíça), Auckland (Nova Zelândia), Munique (Alemanha) e Vancouver (Canadá).

Conhece Buenos Aires?
Mande sua foto pra gente!

A lista é elaborada pela Mercer, uma consultoria de recursos humanos, com o objetivo de ajudar as empresas multinacionais e outras organizações a remunerarem seus funcionários de maneira equitativa quando eles são transferidos para o exterior.

Quanto mais hostil a cidade, melhor deveria ser a compensação para os funcionários. As condições de vida são analisadas segundo 39 fatores relacionados com a questão social, política e econômica e com saúde, educação, serviços públicos e de transporte, moradia e meio ambiente, entre outros.

Em 2012 Buenos Aires já tinha sido destacada na região por sua infraestrutura. Naquele momento foram levados em consideração aspectos relacionados a fornecimento de eletricidade, disponibilidade de água potável, serviços de telefonia e correio, transporte público, congestão viária e variedade de voos internacionais saindo dos aeroportos locais.

Um ponto importante no ranking é o entretenimento, onde Buenos Aires se destaca como uma das cidades com mais teatros e oferta cultural do mundo, se igualando a destinos como Nova York e Londres.

Também são levados em consideração o clima e o histórico de catástrofes naturais. “Muitas cidades continuam sendo atrativas graças a sua situação política relativamente estável, à melhora de sua infraestrutura e a um clima agradável”, dizem na Mercer.

Outra avaliação a favor de Buenos Aires está relacionada ao ambiente sócio-cultural, à disponibilidade de meios de comunicação sem censura e ao respeito pelas liberdades individuais dos cidadãos.

Hoje o foco da tempestade devido à violência nas ruas é Caracas (Venezuela), que neste ranking ficou abaixo, ocupando a colocação 176 a nível global, acima de Tegucigalpa (Honduras, 181) e de Puerto Príncipe (Haiti, 221) e abaixo de San Salvador (El Salvador, 175) e Manágua (Nicarágua, 170).

(Texto originalmente publicado no site do Clarín em português)