Topo

Bairro de Istambul se transforma em point de gastronomia e compras

Seth Sherwood

New York Times Syndicate

19/05/2013 08h01

Durante décadas, os moradores de Istambul iam ao bairro de Karakoy atrás de quatro coisas: equipamentos marítimos, peças eletrônicas, peixe fresco ou prostitutas. Porém, com a inauguração de duas casas, em 2010 – o Lokanta Maya e o Bej, um restaurante/bar com decoração impecável, famoso por seus coquetéis e pelo brunch – a área das docas, cinzenta e árida, começou a atrair um público de estilo com uma lista de compras mais refinada. Um fluxo considerável de restaurateurs e hoteliers veio atrás e agora o cheiro de maresia e de peixe se mescla ao dos pratos da nova cozinha turca, bem como os sons das buzinas e motores ao do jazz e da música eletrônica dos novos cafés e boutiques. Karakoy finalmente deslanchou de vento em popa.


Lab::Istanbul
Fransiz Gecidi C9
90-212-252-1262
labistanbul.com

Uma viela estreita, com arcos em estilo francês, oculta esse minúsculo paraíso do design turco independente. Dali, você pode se esconder atrás de óculos de sol de madeira feitos à mão por Hazim Riza Gozlukcu, vestir uma camiseta decorada com uma sacada inteligente ("Ando, logo existo...") ou levar para casa os banquinhos tubulares de metal branco com almofadas coloridas da grife da casa.

Karabatak
Kara Ali Kaptan Sokak 7
90-212-243-6993
karabatak.com

Há alguns anos, quando Ali Gokhan começou a reformar esse espaço imenso, com vários andares (incluindo mesas na calçada), o prédio estava "quase em ruínas" e a região, "lotada de drogados e bêbados"; agora é a casa mais descolada de Karakoy graças à decoração eclética, à mobília vintage, à enorme coleção de revistas em inglês e ao cardápio variado de bebidas e guloseimas.

Atolye 11
Mumhane Caddesi 97
90-212-272-6761
atolye11.com

O dono e arquiteto Levent Cipiloglu transformou uma capela de tijolo e pedra numa linda boutique de roupas e objetos para a casa. Os arcos agora ganharam prateleiras que exibem almofadas de seda coloridas – em vermelho escuro, turquesa, pink – bordadas com os motivos anatólios tradicionais.


Lokanta Maya
Kemankes Caddesi 35A
90-212-252-6884
lokantamaya.com

Em 2010, depois de ter trabalhado em cozinhas famosas de Nova York - como a do Le Cirque e a do Eleven Madison Park - o chef Didem Senol injetou vida nova em Karakoy com esse restaurante, cujo cardápio inclui inovações dos pratos nacionais tradicionais, como a fritada de abobrinha com molho de cardamomo e iogurte.