Topo

Estudante de engenharia de Brasília ganha concurso e vai para o espaço

"Não posso dizer que era um sonho, sempre fui muito "pé no chão"", admite - Divulgação
"Não posso dizer que era um sonho, sempre fui muito 'pé no chão'", admite Imagem: Divulgação

Débora Costa e Silva

Do UOL, em São Paulo

03/05/2013 18h15

O estudante de engenharia da Universidade de Brasília Pedro Henrique Dória Nehme, de 21 anos, será o primeiro turista espacial brasileiro e o segundo a sair do planeta Terra – além dele, só o astronauta Marcos Pontes realizou a façanha. Ele venceu o concurso promovido pela KLM cujo prêmio principal é uma viagem a bordo da nave Lynch da Space Expedition rumo ao espaço.

A companhia aérea lançou um balão de alta altitude no deserto de Nevada, nos Estados Unidos no dia 22 de abril. Para ganhar, os participantes precisavam acertar qual ponto mais alto que este balão iria alcançar.

Por já ter trabalhado no NASA/Goddard Space Flight Center e estagiar na Agência Espacial Brasileira, Pedro parecia ser um vencedor em potencial. Mas, segundo ele, como a KLM não forneceu nenhuma informação sobre o balão, era impossível fazer algum cálculo mais preciso. “Tenho muitos conhecimentos técnicos sobre engenharia aeroespacial, por isso mesmo posso dizer o quão difícil é acertar o ponto onde o balão iria estourar”, afirma.

Ao saber que havia ganhado o concurso, a reação foi de euforia e surpresa. Apesar de estudar e já trabalhar na área, o estudante garante que nunca imaginou ir para o espaço. “Não posso dizer que era um sonho, sempre fui muito ‘pé no chão’. O Brasil não possui um programa para formação de astronautas, então nunca pensei muito sobre o assunto”, admite.

Entre as experiências que terá no espaço, Pedro está ansioso para ver o planeta lá de cima e acredita que será uma imagem que vai marcá-lo por muito tempo. Como bom estudante de Engenharia, ele também está empolgado com o voo em si. “Vou chegar a quase três vezes a velocidade do som. Nunca pensei que fosse passar por isso”, comenta.