Topo

Águas mansas, corais e sossego definem o clima de Paripueira (AL)

Danielle Noronha

Do UOL, em Paripueira (AL)

18/03/2013 08h02

Em tupi, paripueira significa "águas mansas", o que já  indica o que encontraremos nas praias do município de mesmo nome: águas muito calmas, transparentes e verdes. Situado a 27 km ao norte de Maceió, capital de Alagoas, Paripueira traz um dos maiores litorais do Estado e é uma excelente opção para quem deseja relaxar.

Três belas praias integram a região: Costa Brava, Sonho Verde e Paripueira, sendo as duas últimas as mais procuradas por turistas. Situado na Costa dos Corais, o destino possui uma das maiores concentrações de recifes de corais do Atlântico Sul, o que é possível notar principalmente na praia de Paripueira, onde há uma grande concentração desse ecossistema na areia por toda a sua extensão.

Esta é a praia mais urbana, onde estão localizados algumas pousadas e restaurantes, além do centro comercial da região. Possui águas cristalinas onde é possível, na maré baixa, andar mar adentro com águas pelos joelhos por um longo percurso. A pesca é uma das principais atividades econômicas dos moradores locais, sendo uma boa opção para quem gosta da prática. Diversos barcos são vistos navegando, ancorados no mar ou até mesmo estacionados na areia, no centro da praia.

Um dos principais atrativos de Paripueira são as mais de 20 piscinas naturais encontradas em seu litoral, a cerca de 2 km da costa. Consideradas as mais preservadas de Alagoas, a região encanta por sua beleza, onde é possível encontrar uma grande diversidade de peixes, corais e outras espécies marinhas.

O passeio até o local só é possível na maré baixa. Pode ser realizado com os guias que oferecem o passeio na praia ou no Restaurante Mar & Cia, que também dá a opção de mergulho com cilindro, além da presença de um biólogo e de um fotógrafo, que comercializa um DVD com suas fotos subaquáticas. O percurso dura cerca de duas horas.

Outra opção de passeio é para as falésias da praia Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio, de lancha, por cerca de três horas. Este também pode ser adquirido com os guias ou no restaurante. Os passeios são realizados durante a manhã.

Localizado na ponta direita da praia, rodeado por coqueiros e uma areia mais grossa, o restaurante Mar & Cia é uma das opções gastronômicas do local. Oferece pratos típicos, como lagostas e camarão, além de lojas e apresentações folclóricas, que acontecem na alta temporada.

A região central da praia é mais urbana. Possui locais para a prática de esportes e diversos quiosques com pratos para duas pessoas. Para quem busca mais sossego, a ponta esquerda é mais deserta e está rodeada por centenas de coqueiros.

Todo o município de Paripueira faz parte da área de preservação do peixe-boi, espécie em extinção. A sede do Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi está localizado nas proximidades da praia de Paripueira. O peixe-boi pode pesar mais de 800 quilos e é o único animal mamífero aquático herbívoro do mundo. É extremamente dócil e tranquilo e pode viver mais de 50 anos. Existem duas espécies: a amazônica e a marinha, e a caça e a comercialização de ambas são proibidas.

  • Danielle Noronha/UOL

    Paripueira está situada a 27 km ao norte de Maceió, capital de Alagoas

Como o litoral de Alagoas ainda é bastante preservado, a região possui as condições básicas para a manutenção dos grupos. Com uma estrutura mínima e com pouco apoio logístico no início, os técnicos do projeto começaram a desenvolver os primeiros trabalhos de monitoramento da espécie e identificaram logo a necessidade da criação de uma área especial de conservação, que protegesse os peixes-bois e seu habitat.

Cerca de 5 km ao norte de Paripueira está a praia Sonho Verde, a mais bonita do município. Seu nome explica a cor das suas águas do mar. Com visual estonteante, ela é cercada por coqueiros, possui uma areia clara e fofa e uma infra-estrutura suficiente para os turistas. Pequenos quiosques oferecem guarda-sol e mesas. A única atração oferecida é o aluguel de caiaque e uma boa pedida é caminhar pela areia da praia no entardecer.

Além das opções nas praias durante o dia, em todo o município não há opções noturnas, a não ser as oferecidas por algumas pousadas, como bares e piscinas. Na cidade, há pouca infra-estrutura para o turismo, com poucas pousadas e hotéis.

Como chegar

Saindo de Maceió, seguir pela AL-101, sentido norte, até a praia de Paripueira. Partindo de Paripueira para conhecer a praia Sonho Verde, seguir pela mesma estrada cerca de 5 km, sentido norte. Para Costa Brava, seguir sentido sul.

Onde ficar

Paripueira Praia Hotel
Avenida Vereador Hermes da Fonseca Mata, nº3
Tel. (82) 3293-1566

Hotel Arco-Íris
Loteamento Tabuba, rua 10, nº 6
Tel. (82) 3291-1250
www.tabuba.tk

Pousada dos Cajueiros
Loteamento Nova República, 20 - Centro
Tel. (82) 3296-1615

Pousada Léia
Rua Eugênio Costa, nº 1162
Tel. (82) 3293-1362

Pousada Rainha do Mar
Avenida Antônio Reinaldo, 58
Tel. (82) 3293-2367