Viagem

Trailers de comida na Filadélfia crescem com a internet e fazem sucesso com locais e turistas

Jessica Kourkounis/The New York Times
Pitruco Pizza, no centro de Filadélfia (EUA), é um trailer que serve pizzas feitas em um forno a lenha Imagem: Jessica Kourkounis/The New York Times

Dan Packel

New York Times Syndicate

Os trailers de comida eram fornecedores ambulantes de uma gastronomia aventureira e errática, tão difíceis de localizar que o jeito era contar com a sorte; hoje, eles praticamente fazem parte da paisagem de muitas cidades.

De fato, os donos dos trailers que tuítam a localização do dia para seus clientes na Filadélfia acabam sendo retuitados pelo Le Meridien, um hotel de luxo em Center City, na frente da praça onde muitos abastecem o público.

Estranho que um hotel de luxo promova comidinhas de rua além de seu próprio restaurante? Pode ser, mas isso indica que os trailers têm lá seus méritos, vendendo comida boa a preço acessível que não se encontra no cardápio comum. Na Filadélfia, há espaço para todos.

"Sem dúvida, há muito espaço de crescimento para os carrinhos, quiosques e trailers de comida especializada", afirma Andrew Gerson, fundador da Associação de Comida de Rua da Filadélfia. Dos 48 membros, quase vinte são novos, sendo que dez começaram este ano.

A melhor maneira de conhecer os carrinhos de comida da cidade é visitando uma das feiras noturnas organizadas pela ONG Food Trust, financiadas pela Fundação William Penn. Elas acontecem desde outubro de 2010, onde um batalhão de trailers (e outros tipos de veículos) se reúnem num determinado trecho de um bairro específico. Os primeiros eventos deste ano já aconteceram em Northern Liberties, em maio; na Avenida Washington em South Philadelphia, na frente do histórico Mercado Italiano, em junho; e em Mount Airy será em 16 de agosto.

"A comida de rua da Filadélfia é algo inacreditável. A gente só queria descobrir um jeito de promovê-la", diz Diana Iskolsky Minkus, coordenadora das feiras noturnas da Food Trust, explicando que a ideia foi inspirada nos eventos pop-up desenvolvidos pelas organizações em lugares como San Francisco e as feiras de Hong Kong e Taiwan.

Um dos novatos é o trailer de hambúrgueres Lucky Old Souls de Matthew Feldman (luckyoldsouls.com; Twitter: LOSBurgerTruck), que usa carne orgânica do Condado de Lancaster e cobre o hamburguer LOS (US$ 9) com bacon, cheddar defumado, picles de tomate e cebola frita. Para acompanhar, experimente o milk-shake denso de xarope de bordo e pimenta-do-reino (US$ 6,25), feito com o sorvete da Bassetts Ice Cream.

Outro participante é a Pitruco Pizza, (pitrucopizza.com; Twitter: pitrucopizza), trailer que tem até um forno de tijolos a lenha e é administrado por três amigos de infância. O calor de 480 graus dá um toque chamuscado às redondas como a de radicchio (US$ 9), que inclui cogumelos selvagens, mozzarella, parmesão e balsâmico.

Até o vencedor do Iron Chef, José Garces, dono de um pequeno império de prestigiados restaurantes em Filadélfia, entrou na briga com seu Guapos Tacos (guapostacos.com; Twitter: guapostacos), um trailer enfeitado com milhares de tampas de garrafa. As opções pouco convencionais incluem pato barbacoa (US$ 8), com a carne macia coberta com kimchi e amendoim.

Para a sobremesa, procure pelo Sweetbox (iheartsweetphilly.com; Twitter: SweetBoxTruck), trailer supercolorido graças ao Programa de Artes de Murais de Filadélfia. Os cupcakes da dona, Gretchen Fantini, não são muito grandes, mas são deliciosos, principalmente o de chocolate, coberto com uma grossa camada de ganache de chocolate (US$ 3).

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