Topo

Guia "São Paulo Com Crianças" reúne atrações da capital e sugere roteiros para os pais

Uma das atrações do Catavento Cultural, uma espécie de museu de ciências em São Paulo, destaque no guia "São Paulo Com Crianças", da editora Pulp - Divulgação
Uma das atrações do Catavento Cultural, uma espécie de museu de ciências em São Paulo, destaque no guia "São Paulo Com Crianças", da editora Pulp Imagem: Divulgação

Débora Costa e Silva

Do UOL, em São Paulo

19/05/2012 07h00

Viajar com crianças sempre vai soar mais trabalhoso do que prazeroso para muita gente. Aventureiros ou não, os pais que forem viajar com seus pequenos terão uma maratona para enfrentar invariavelmente, mas uma boa programação pode tornar essa tarefa árdua em diversão.

Foi pensando em ajudar pais que gostam de viajar e passear que a jornalista Mariana Della Barba, autora do blog Mãe da Rua, produziu o guia “São Paulo Com Crianças”, recém-lançado pela editora Pulp. Já na introdução do livro, ela defende que “filhos não fecham as portas para a vida social, abrem novas” e revela ao longo da publicação suas atrações preferidas para passear com as crianças.

O conteúdo do guia é dividido nas seguintes seções: “Ler e Ouvir”, “Teatro, Cinema e Música”, “Parques”, “Museus e Ciências”, “Bichos e Afins”, “Comer”, “Compras”, “Hotéis” e “Programas em família”. Ao fim de cada um desses capítulos, estão as informações úteis das atrações, com o telefone, endereço e site de cada lugar citado.

Mesmo para o público paulistano, o livro apresenta cantinhos menos conhecidos, como a Livraria 97 (dedicada somente a livros infantis ou infanto-juvenis) e os teatros Viradalata e Espaço Sobrevento, mas também revela novidades de lugares já familiares, como é o caso do projeto Aprendiz de Maestro da Sala São Paulo, que utiliza formas lúdicas para apresentar a música clássica para os pequenos.

No caso de restaurantes e hotéis, muitos dos estabelecimentos ali não são exatamente voltados para o público infantil, mas os textos ressaltam o que pode ser útil e aproveitado pelas crianças ou pelos pais. E apesar de oferecer ótimas dicas de lugares para comer, é uma pena que lanchonetes e hamburguerias não ganharam tanto espaço. Por mais que não seja tão saudável, um sanduíche caprichado acompanhado de milk-shake e batatas-fritas em um dia de passeio não é de todo mal – e as crianças costumam adorar.

Caso o leitor chegue ao final do guia um pouco confuso com a grande quantidade de lugares para visitar em São Paulo, a última seção pode ajudar. Há três opções de roteiros que combinam as atrações citadas (e algumas inéditas): “São Paulo É Um Jogo”, “Um Dia, Duas Meninas, Muitas Ideias” e “Bebês Com Rodinhas Nos Pés” (os dois últimos escritos por jornalistas colaboradoras).

Outro ponto positivo da publicação é justamente a colaboração de outras pessoas além da autora na produção do conteúdo, diversificando os pontos de vista. Na seção “Comer”, as resenhas dos restaurantes foram escritas por jornalistas, blogueiros e profissionais especializados em gastronomia.

  • Divulgação

 

Com ilustrações de Fábio Yabu (autor de livros infantis) e visual colorido, a leitura fica agradável até para as crianças que resolverem dar uma espiada no livro. O guia ainda reserva ao final de cada seção um espaço para anotações que pode ser bem útil para anotar histórias e, quem sabe, as novas descobertas.

São Paulo Com Crianças
Autora: Mariana Della Barba
Ilustrações: Fábio Yabu
Editora Pulp
Tamanho: 160 páginas - 11x16cm (brochura)
Preço sugerido: R$ 32
www.pulpedicoes.com.br