Topo

Roteiro gastronômico por Madri passa por taberna subterrânea, mercados e restaurantes

Eduardo Vessoni

Do UOL, em Madri *

16/05/2012 07h00

Nos anos 70 e 80, Madri foi cenário de um dos movimentos de contracultura mais significativos da Espanha, a 'Movida Madrileña'. Grupos punks assumiram a cena musical, festivais de música foram organizados e novos cineastas surgiram com obras rompedoras como Pedro Almodóvar.

Aquele agito cultural dos anos pós ditadura franquista, regime totalitário encabeçado por Francisco Franco por quase 40 anos, já virou detalhe do passado recente do país, mas a capital espanhola parece não ter esquecido seu talento para romper paradigmas.

Quando os assuntos são o entretenimento e gastronomia, os restaurantes e gastrobares de Madri reúnem tradição e inovação em um mesmo prato e conseguem surpreender os clientes com fome de novidade.

Na descolada e agitada capital espanhola, é possível almoçar no restaurante da família do ator espanhol Javier Bardem; jantar em tabernas subterrâneas localizadas sob um dos pontos turísticos mais famosos do destino, a Plaza Mayor; e até encontrar versões inusitadas de pratos tradicionais como a 'tortilla espanhola' servida em forma líquida em uma taça de coquetel ou as tradicionais 'tapas' em versões que mais parecem esculturas comestíveis.

Sem dúvida, as 'tapas' espanholas, como são conhecidos os aperitivos locais, são o produto gastronômico mais emblemático da cidade. Nos últimos anos, as 'tapas' deixaram de ser apenas um típico tira-gosto e passaram a ser também um item importante da alta cozinha espanhola. Basta circular pelos mercados gourmet ou pelos gastrobares da cidade para os clientes se darem conta de que a criatividade à mesa parece tão viva quanto na época daqueles agitados anos de revolução cultural.

* O jornalista viajou a Madri a convite da TAM e com o apoio do Madrid Visitors & Convention Bureau