Topo

Calçadas com wi-fi e bluetooth embutidos serão instaladas pelas ruas de Madri

Construída em 1619 em Madri, a Plaza Mayor é dotada de aura arquitetônica e histórica. O ponto turístico foi um dos locais onde o iPavement foi testado no fim de 2011 - Fellipe Fernandes/UOL
Construída em 1619 em Madri, a Plaza Mayor é dotada de aura arquitetônica e histórica. O ponto turístico foi um dos locais onde o iPavement foi testado no fim de 2011 Imagem: Fellipe Fernandes/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/05/2012 18h21

A partir de 2013, quem visitar a cidade de Madri não passará por perrengues em busca de conexão com a internet. Uma nova tecnologia promete facilitar muito a vida dos moradores e turistas que querem estar conectados enquanto circulam pela capital espanhola.

Ao longo das ruas da cidade, serão instaladas pedras feitas de carbonato de cálcio, pesando 25 kg cada, com conexão wi-fi e tecnologia Bluetooth 2.1 embutidas em sua estrutura. O sinal de banda larga emitido em cada pedra vai cobrir uma área de 350 a 580m². Chamado de iPavement (que, apesar do nome, não é uma criação da Apple), a tecnologia foi desenvolvida para funcionar em condições climáticas extremas, em temperaturas que podem variar de -30 a 75°C.

Além do wi-fi, as pedras dessa nova calçada também terão instalados o sistema Linux e uma série de aplicativos, como mapas, cupons de desconto e informações sobre o tráfego, previsão do tempo e atrações.

O iPavement foi testado no fim de 2011 na Plaza Mayor e na Porta do Sol, em Madri e demorou três dias para ser instalada. A empresa espanhola Vía Inteligente, que patenteou a tecnologia, prevê o lançamento do produto nos Estados Unidos, nos Emirados Árabes e em outros países da Europa.

Veja o vídeo promocional do iPavement, testado em Madri