Topo

Em Tóquio, tendência de compras no metrô ganha força com novas lojas

Loja da Character Street em Tóquio, onde mix de merchandising e restaurantes faz sucesso - Reprodução / flickr.com/photos/27889738@N07
Loja da Character Street em Tóquio, onde mix de merchandising e restaurantes faz sucesso Imagem: Reprodução / flickr.com/photos/27889738@N07

Do UOL, em São Paulo

11/04/2012 11h00

O metrô de Tóquio, que opera desde 1920, está lançando tendências nos hábitos de compra dos japoneses. No dia 14 de abril será ampliado o já famoso First Avenue Tokyo Station, um shopping dentro da estação de metrô que é um sucesso com seu mix de lojas e restaurantes. Os japoneses estão chamando esta moda de compras de ekitame (eki = estação e tame = entretenimento).

  • Reprodução / www.tokyoeki-1bangai.co.jp
  • Reprodução / www.tokyoeki-1bangai.co.jp
  • Reprodução / www.tokyoeki-1bangai.co.jp

    Ramen Street (no alto), Gourmet Plaza (centro) e Gift Plaza

O First Avenue funciona em três pisos e foi em 2011 que os corredores mais famosos ficaram totalmente prontos. Na parte chamada Tokyo Character Street, vinte lojas comercializam produtos inspirados por personagens de desenhos e filmes. São brinquedos licenciados do Snoopy, do Ultraman e do Dragon Ball, por exemplo.

Também há estandes das principais redes de televisão do Japão no local. Já a Tokyo Ramen Street é formada só de restaurantes de macarrão lamen. Perto dali estão instaladas no Gift Plaza cerca de 30 lojas de presentes culinários tradicionais, como as bolachas sembei e geléias de batata-doce.

O que será inaugurado nesta semana é um setor de "antenna shops", no qual três grandes marcas de comida -- Calbee, Glico e Morinaga -- apresentarão produtos-teste, feitos com ingredientes que não fazem parte da linha de produção tradicional.

Esta relação japonesa com comida é tão séria que em Ikebukuro há até parques de diversão dedicados ao tema, como o Gyoza Stadium, o Ice Cream City e o Tokyo Dessert Republic. Neles o visitante prova, respectivamente, diferentes versões de arroz, sorvetes e sobremesas.

 


First Avenue Tokyo Station
Endereço:
1-9-1 Marunouchi, Chiyoda-ku
Mais informações: www.tokyoeki-1bangai.co.jp/en