Topo

Durban é um pedaço da Índia na África do Sul

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL, de Durban, na África do Sul

03/11/2011 08h55

Nos últimos anos, o mundo parece ter se empenhado em usar as mesmas imagens para traçar o perfil de uma das maiores potências do continente africano: a África do Sul. Mas o que esqueceram de contar é que esse território de 1,2 milhão de km² é tão complexo e variado quanto os atrativos que surpreendem o viajante desavisado e rompem todos os velhos (e cansados) estereótipos que circulam sobre aquele país.


E é em Durban, a quase 600 km de Johannesburgo, que o visitante estrangeiro vai descobrir que o país vai bem além dos safáris em selva e de histórias sobre o apartheid.

Mulheres de saris coloridos, comida apimentada e espiritualidade elevada. Essas são algumas das (agradáveis) surpresas que esperam os visitantes nessa cidade considerada a maior concentração de indianos fora da Ásia.

A primeira metade do século 19 foi marcada por uma onda imigratória que trouxe novos sotaques para Kwazuklu-Natal, província onde se localiza Durban. O crescimento das plantações de cana-de-açúcar na região exigia novos trabalhadores e os colonizadores, que já dominavam parte do país, foram buscar a solução na Índia, outra colônia inglesa.

Mesmo após o término do contrato de trabalho nos campos, aqueles imigrantes indianos decidiram ficar por ali e fizeram do local sua própria casa. Atualmente, os filhos da quinta geração mantêm acesa a cultura trazida do segundo país mais populoso do mundo.

  • Eduardo Vessoni/UOL

    Busto de Mahatma Gandhi, localizado no Phoenix Settlement, local onde morou em Inanda, subúrbio de Durban, na África do Sul


Durban chegou até a abrigar uma das figuras mais importantes da Índia: Mahatma Gandhi. Durante longos e proveitosos 21 anos, a cidade teve a oportunidade de hospedar esse líder político e espiritual, que chegou a influenciar importantes figuras negras como Nelson Mandela e Martin Luther King. Foi no subúrbio de Inanda, a 27 km de Durban, que Gandhi desenvolveu sua filosofia de resistência passiva contra as injustiças do mundo, sobretudo as que costumavam separar os sul-africanos de acordo com a sua cor de pele e da qual o jovem indiano - que chegara à cidade para trabalhar como advogado - também foi vítima.

Foi em uma casa discreta que Gandhi passou boa parte de sua estadia na África do Sul. A construção afastada do centro da cidade seguia os mesmos princípios que deram origem a outros guetos, como o famoso Soweto de Johannesburgo, durante os anos de segregação racial: negros e pardos deveriam viver isolados da sociedade branca que, naquele período, vivia nas áreas mais nobres.

Mas mesmo separados pela fúria do apartheid, os negros e aqueles imigrantes vindos de longe conseguiram fazer daquele território uma harmoniosa fusão cultural que nem o Índico e a segregação racial conseguiram evitar.

 

Onde ver a África do Sul indiana

Victoria Market

Victoria Street, s/n.
Diariamente, das 8h30 às 16h30
170 stands.
Tel: (27) (31) 306-4021

Mais de 170 stands fazem desse mercado popular uma das paradas obrigatórias para quem quiser conhecer o lado mais indiano de Durban. Localizado no centro da cidade, o local oferece uma variada oferta de produtos trazidos da Índia, como objetos decorativos, roupas e alimentos.
Riquixás

Upper Marine Parade, s/n.
Diariamente, das 8h às 17h
Ao longo do calçadão beira-mar da cidade, conhecido como Beachfront, o visitante encontra um curioso serviço turístico: um passeio em um dos coloridos riquixás orientais, uma carroça de origem asiática, levada para Durban no inicio do século passado e que, atualmente, é puxada por homens enfeitados com adornos coloridos.
Temple of Understanding

50, Bhaktivedanta Swami Circle (Chatsworth)
Tel: (27) (31) 403-3328.
Diariamente, das 4h às 21h. As visitas guiadas devem ser agendadas, previamente. Entrada grátis.
iskcon.kzn@pamho.net
Considerada o maior templo Hare Krishna da África, essa impressionante construção em forma de Flor de Lótus é uma das atrações mais visitadas de Durban. E não poderia ser diferente. Seu interior decorado com bronze, cristais e imensos painéis que recontam passagens da história dessa divindade hindu são algumas das surpresas desse atrativo local, a 20 km do centro de Durban, que conta também com belos jardins e um restaurante vegetariano.
Inanda

Agências locais que oferecem tours sociais por Inanda:
Thuthuka Tours
Tel: 082 264 2556 (com Langa Dube)

Kunene's Travel and Tours
Tel: 083 493 5418 (com Kunene)
A atração mais famosa desse subúrbio a 27 km de Durban é o Phoenix Settlement, local onde morou Mahatma Gandhi, cuja residência original foi destruída, em 1985, pelos defensores do sistema separatista sul-africano, conhecido como apartheid. A atual réplica de sua casa simples abriga fotos e documentos relacionados a esse indiano que desembarcou na África do Sul, em 1893, para trabalhar como advogado. Foi ali que Gandhi desenvolveu a filosofia de Satyagraha, um movimento de não-resistência à violência. Em Inanda, o visitante pode conhecer também o Ohlange Institut, escola negra que ficou famosa por conta da foto clássica em que Nelson Mandela deposita seu voto na urna, durante a primeira eleição presidencial pós-apartheid.
Endless Horizons

108, Umhlanga Rocks Drive (Durban North)
Tel: (27) (31) 564 - 0360.
www.endlesshorizons.co.za
Nem os hotéis ficaram de fora da onda indiana que invadiu essa cidade sul-africana. Localizado em Umhlanga Rocks, ao norte de Durban, esse hotel boutique com apenas dez quartos foi decorado com objetos trazidos da Ásia e materiais naturais como pedras e madeiras.