Topo

Cafés-butiques e lojas inusitadas trazem novos ares à região do Templo Yonghe, em Pequim

COLLEEN KINDER

New York Times Syndicate

09/10/2011 07h24

Em nenhum outro lugar Pequim parece mais ancestral do que em suas vielas, ou hutongs, onde as campainhas das bicicletas de passagem mantêm os pedestres alertas em meio a residências térreas cinza-escuras. Atualmente, não há melhor lugar para se perder nas ruelas de Pequim do que na área de Yonghegong, um labirinto de ruas que partem do Templo Lama, ou Yonghe, do século 17, um ponto turístico popular e um dos lugares mais conhecidos da cidade para rezar.

Ao longo do ano passado, cafés-butiques combinados e restaurantes com pátios de pedra abriram nas ruas ao redor do mosteiro. Em uma cidade cheia de grandes shopping centers, estes novos pontos se destacam simplesmente por manterem as coisas singulares: os bares são minúsculos, gatos de estimação perambulam pelos cafés e uma estilista de moda distribui biscoitos gratuitos no fim de semana.
 
 
Aimo Town
Quase tudo o que é possível grelhar em um palito – de fatias de batata-doce até corações de frango (2 a 5 yuans) – está no cardápio deste restaurante yunnan. Acompanhe os espetinhos com uma garrafa de baijiu (20 a 48 yuans), a bebida potente que faz o ambiente noturno daqui ficar ruidoso.
 
46 Fangjia Hutong, Prédio G. Tel: (86-10) 6400-1725
 
Station
Quando não está costurando no andar de cima, Touya Yang pode ser encontrada no bar de sua butique aberta há três meses, onde ela vende moda de sua autoria, incluindo vestidos como de roqueiras (1.000 a 2 mil yuans, aproximadamente US$ 160 a US$ 320, com o dólar cotado a 6,30 yuans).
 
20 Jianchang Huton. Tel: (86-10) 6402-9115
 
Save As
Espere relógios de toda forma, fabricação e estilo (60 a 80 yuans) nesta loja de antiguidades de piso rangente, que abriu no ano passado. Diferente das chamadas antiguidades encontradas nos mercados para turistas da China, as caixas de comprimidos e rádios aqui apresentam manchas reais – e simpáticas.
 
20-2 Wudaoying Hutong. Tel: (86-10) 5128-9569
 
El Nido
Este bar aberto há um ano é especializado em absinto, mas os conhaques e vodcas em infusão da casa, em jarros de vidro com uma variedade de frutas e pimentas, provavelmente chamarão sua atenção. Tome uma dose de vodca Sichuan, que é ardida devido à pimenta malagueta (15 yuans), no pátio ao lado da ruela.
 
59 Fangjia Hutong
 
Historia
Neste café parecido com um esconderijo, se uma xícara de chá com leite ao estilo de Hong Kong (30 yuans) não devolver sua energia, o toque do telefone de disco irá. Você terá sorte se encontrar um assento após o anoitecer, quando bebedores de uísque afundam nos sofás e o gato laranja residente se apossa das almofadas.
 
36 Wudaoying Hutong. Tel: (86-10) 6858-5005