Viagem

Conheça a festa de Nossa Senhora dos Remédios em Lamego, Portugal

Da Redação

01/09/2010 20h25

Seguem até o dia 09 de setembro as festas de Nossa Senhora dos Remédios - adorada por conceder cura para os males de quem solicita sua benção, em Lamego, na região do rio Douro, em Portugal. Durante as comemorações, uma procissão com bois leva a imagem da santa, o que torna a cidade a única no mundo católico em que a Virgem é transportada por animais. As principais cerimônias acontecem de 6 a 8/09, mas a festa começa no final de agosto e chega quase até o dia 10, dependendo do ano.

A programação deste ano da festividade inclui espetáculo com orquestra, torneio esportivos, coral, romaria, festival de folclore, missa, procissão, show de fado, teatro, lançamento de livro, desfile de trajes medievais e de carros alegóricos, exposição de pinturas e festival infantil.

A igreja de Nossa Senhora dos Remédios é uma construção barroca, que apesar de monumental (por ter sido feita sobre um monte de aproximadamente 600 metros de altura), não é o único ponto católico de Lamego. Outros templos com traços clássicos dos séculos 16 e 17 também fazem parte da cidade, contando com pintura sacra, decorações banhadas em ouro e azulejos que contam histórias com seus desenhos.

Construída a partir de 1750, mas terminada apenas em 1905, a igreja ocupa o local em que dese o século 14 havia uma capela dedicada a Santo Estevão. No século 16, a capela estava em ruínas e uma nova construção foi feita, dedicada a Nossa Senhora.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo