Topo

Série de documentários 'Planeta Terra' traz imagens de áreas pouco exploradas pelo homem

EDUARDO VESSONI

Colaboração para o UOL Viagem

17/07/2010 07h30

A Terra guarda apenas um quarto de territórios virgens. E ainda assim esse imenso planeta consegue intrigar seus habitantes com cenários inóspitos que os olhos humanos quase não podem crer no que vêem.

 

Como o clima do mundo pode ser determinado pelas rochas geladas do Himalaia? Por que os pandas gigantes não hibernam durante o inverno rigoroso da Ásia como seus primos do Ártico? Por que os babuínos da Etiópia vivem em penhascos íngremes desse país africano? É possível que a Amazônia seja fertilizada pelas tempestades de areia do Saara, do outro lado do Atlântico?

ASSISTA AO TRAILER DA SÉRIE 'GRANDES OCEANOS'

As respostas para esses e outros questionamentos estão na série 'BBC: Planeta Terra', lançada no Brasil pela editora multimídia Long On. A produção documenta o mais selvagem e misterioso de áreas poucos exploradas do planeta, divididas de acordo com sua geografia impressionante: cavernas e desertos, grandes oceanos, montanhas e áreas de água doce, e grandes planícies.

 

De longe, o material adota o tom pedagógico comum em produções desse tipo. Mais do que documentar áreas isoladas do planeta, como o deserto de Gobi, na Mongólia, ou as cavernas do Sótano de las Golondrinas, no México, esses vídeos são um olhar profundo (no sentido mais literal da palavra) que testemunha os lugares mais escondidos e que, por sorte, poucos terão chance de conhecê-los, pessoalmente.

 

NesTa série de 5 DVDs, com 3 documentários de pouco menos de 50 minutos cada, os humanos aparecem apenas como coadjuvantes diante daquela geografia de extremos que vai das mais altas montanhas do Himalaia a um dos locais mais baixos da Terra, como os lagos quentes da depressão de Danakil, na Etiópia, a 100 metros abaixo do nível do mar.

 

O planeta parece pequeno quando diante da tela são reveladas imagens aéreas sobre paisagens inusitadas como as geleiras de Baltoro, no norte do Paquistão, ou as delicadas tomadas subterrâneas que invadem corredores jamais explorados das cavernas alagadas do México ou dos canais de geLo do Monte Branco, o pico mais alto da Europa ocidental.

 

Na América do Sul, lugares como a Patagônia, o Salar do Atacama e as brasileiras Floresta Amazônica e Cataratas do Iguaçu não ficam de fora e são apresentadas com imagens de impacto.

 

Se a vida humana parece escassa nos diversos destinos retratados nos vídeos, a vida animal (inclusive a mais tímida) dá as caras em todos os episódios. Os raros panda-vermelha e o leopardo da neve, os insistentes grous que lutam contra os ventos fortes do Everest para chegar à Índia, e os quase extintos camelos selvagens da Mongólia são alguns dos registros de que o mundo ainda tem muito a ser descoberto.

 

DVDs Planeta Terra
Produção: BBC / Discovery Channel / NHK co-production
Preço sugerido: R$ 24,90 (cada DVD)
Mais informações
Tel: (11) 3563-2200
www.logon.com.br