Viagem

Corredor cultural da Cidade do México, Calle Regina é onde o agito acontece

Colleen Kinder /The New York Times
El Hostería La Bota, um bar que está lotando desde a transformação da Calle Regina, na Cidade do México Imagem: Colleen Kinder /The New York Times

COLLEEN KINDER

New York Times Syndicate

13/06/2010 08h11

Até recentemente, havia apenas um som que você podia ouvir ao cair da noite no Centro, o distrito histórico da Cidade do México: o som das portas de metal descendo, à medida que lojas e restaurantes fechavam. Qualquer um corajoso o bastante para caminhar pela área à noite teria dificuldade em distinguir uma taqueria de uma cantina, ainda mais encontrar uma aberta.

Uma rua, entretanto, está atraindo visitantes após o anoitecer. A Calle Regina, que o governo mexicano designou como sendo um “corredor cultural” em 2007, foi fechada ao trânsito e as fachadas das lojas foram repintadas em tons pastéis vívidos, parte de um amplo projeto de revitalização que é um esforço conjunto do empresário bilionário mexicano Carlos Slim Helú (que também é um grande acionista e credor da The New York Times Company) e da prefeitura da cidade.

“Nós estamos em uma fase bacana agora”, disse Adrián Calera-Grobet, gerente da El Hostería La Bota (Regina 48; sem telefone), um bar que está lotando desde a transformação da Calle Regina. Enquanto os barmen preparam um Chalice, um coquetel de vinho e oxicoco (35 pesos, ou US$ 2,80, com o dólar cotado a 12,50 pesos), você pode ler a mais recente antologia de poesia da La Bota – outra especialidade.

Vá em seguida ao Al Andar (No. 27; 52-55-5709-1468), uma mezcalería badalada no primeiro andar de um prédio reformado. As doses de mezcal potente contam com um acompanhamento picante: fatias de laranja salpicadas de gafanhotos moídos (55 pesos).

Para um aperitivo leve, experimente as saborosas pescadillas de frutos do mar (65 pesos). Os vegetarianos devem seguir para o Pitahaya (No. 58-F; 52-55-5709-8426), um restaurante mexicano-marroquino-andaluz que abriu no ano passado e serve pratos fusion criativos como tofu tlayuda com acuyo pesto (80 pesos).

Depois, entre no pátio de um velho convento ao sul da Regina onde El Zéfiro (San Jerónimo 24; 52-55-5709-7983; ucsj.edu.mx.zefiro/), uma escola de culinária e restaurante, serve pratos criativos desde março do ano passado. Garçons ávidos usando altos chapéus brancos servem coquetéis de goiaba e baguetes com chipotle antes que você abra o cardápio. Siga as sugestões do chef: um banquete com quatro receitas da nova cozinha mexicana (160 pesos), que contém pratos como peru caipira e molho mole branco.

Cheque o quadro negro do lado de fora do café argentino Los Canallas (No. 58D; 52-55-5709-1200) para ver se alguma apresentação de jazz ou de humorista está programada. Em uma noite recente de quinta-feira, quando o Studio 51 (No. 51 #2; 52-55-5709-3938), uma galeria de arte do outro lado da rua, realizava uma inauguração, Los Canallas transformou sua parede dos fundos em parte da exposição. Apreciadores de arte se misturaram com os bebedores de vinho na rua até depois da meia-noite.

“Nós damos significado à ideia de um corredor cultural”, disse Ludmila Gracia, diretora do Studio 51, cujo prédio foi comprado e reformado por uma empresa de propriedade de Slim (segundo Gracia, ninguém pode alugar em seu prédio sem um perfil boêmio adequado).

De fato, poucas pessoas parecem preocupadas com uma valorização imobiliária na Regina. “Os ricos não vêm”, disse Chloé Fricout, ex-curadora da Casa Vecina (1er Callejón de Mesones 7; 52-55-5709-1540, casavecina.com), que é de propriedade da Fundação Centro Histórico de Regina. Com os bairros ao redor ainda tomados pela criminalidade e protestos políticos congestionando o trânsito, o Centro continua sendo uma opção inconveniente para a maioria dos jovens profissionais.

Mas na Regina, bancos esculturais, instalados durante a reforma da rua, já são assentos disputados, com o clube local de tricô se reunindo neles de dia e os casais descolados namorando neles à noite.

Tradutor: George El Khouri Andolfato

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo