Viagem

Roteiro de parques londrinos pode ser visitado a pé ou de metrô na região central da cidade

Antonio Farinaci/UOL
Canteiro de tulipas e prímulas em Holland Park, em Londres Imagem: Antonio Farinaci/UOL

ANTONIO FARINACI

Colaboração para ao UOL Viagem

25/05/2010 19h57

Jardins fazem parte da cultura britânica. Foram os ingleses que, em meados do século 19, desbancaram os franceses e os italianos, que reinavam soberanos na arte de projetar jardins, opondo-se a esses por terem uma concepção mais orgânica da paisagem. A forma inglesa de conceber jardins, inspirada em pinturas e menos geometrizados, acabou por se impor pelo resto da Europa, até mesmo na França e na Itália. Por isso, um passeio pelos parques de Londres, locais em que essa expertise foi aplicada em benefício público, é programa obrigatório, principalmente na primavera e no verão.

Este ano, a primavera está demorando a dar as caras, e frentes frias têm insistido em voltar a assolar a cidade, atrasando a floração de diversas plantas. Mesmo assim, diversos jardins londrinos já estão floridos, e o UOL Viagem selecionou um roteiro por quatro parques na região central de Londres, que é possível fazer a pé, num dia, ou, se você preferir, com trechos de metrô.

A pé
Se você optar por fazer o roteiro a pé, é aconselhável começar por volta das 10h, para aproveitar a luz do dia o maior tempo possível. Holland Park, na região centro-oeste, próximo à estação de metrô de mesmo nome, é um bom ponto de partida. Ao sair da estação, desça a Holland Park Avenue cerca de 250 metros, até o número 138, e vire à esquerda. Siga mais 250 metros por essa via até a Abbotsbury Road. Aí você vai avistar uma das entradas do parque.

Apesar de ser um dos mais modestos, em termos de tamanho (0,22 km2), o Holland Park é um dos parques mais "chiques" de Londres, incrustados entre casarões vitorianos do bairro de Kensington. Em cerca de duas horas é possível conhecer o parque todo. Não deixe de visitar o jardim de tulipas.

  • Antonio Farinaci/UOL

    Canteiros em Marble Arch, início da Oxford street, uma das ruas de comércio mais importantes de Londres


Saia do parque pela Holland Walk e siga até a Duchess of Bedford's Walk. Caminhe 250 metros por essa rua, até cruzar a Campden Hill Road. Aí, a Duchess of Bedford's muda de nome para Holland Street. Mais 200 metros pela Holland Street, você chega à Kensington Church Street. Vire à direita e siga até a High Street Kensington. Vire à esquerda e siga em frente.

A essas alturas, você pode considerar uma parada para o almoço. O restaurante Wagamama, na esquina da High Street Kensington com a Kensington Palace Gardens, duas quadras adiante, é uma boa opção para quem gosta de noodles e outros pratos com influência oriental. Seguindo adiante mais duas quadras pela High Street Kensington, você dará na entrada do Kensington Gardens, o segundo parque do roteiro.

Entre no Kensington Palace Gardens, passe ao largo do Round Pond, siga em direção ao lago Serpentine e vire à direita. A estátua de Peter Pan, um ponto famoso do parque, fica à margem do lago, em sua extremidade mais a Oeste. Para chegar à Serpentine Gallery dali, continue margeando o lago e tome a primeira bifurcação à direita. Nesse ponto, já deve haver placas indicando o caminho.

Depois de visitar a galeria, atravesse o lago pela ponte que fica logo em frente. Depois de atravessá-la, você já estará em Hyde Park, terceiro parque do roteiro. Passeie pelo parque, e siga em direção ao Speakers' Corner, "ponta" do parque famosa por ser um local onde é permitido a qualquer cidadão fazer discursos de cunho político e sobre temas polêmicos. Saia do Hyde Park em direção a Marble Arch, do outro lado da rua.

Atravesse em direção à estação de metrô de Marble Arch e siga à direita pela Oxford Street. Caminhe duas quadras, até Portman Street, e vire à esquerda. Vire à direita em Portman Square e siga em frente até Wigmore Street. Oito quadras (curtas) adiante, vire à esquerda em Wimpole Street. Vá por Wimpole Street até o fim da rua, em Marylebone Road, e vire à esquerda. Vire a primeira à direita depois da Royal Academy of Music, em York Gate, uma das entradas do Regent's Park, quarta e última parada do roteiro.

Depois de entrar no parque, atravesse o Outer Circle e siga pela York Bridge até o Inner Circle. Vire à direita. Depois de cruzar Chester Road, fique atento à sua direita para a discreta entrada de Saint John's Lodge, que pode passar despercebida.

De metrô
Vá de metrô até a estação Holland Park, da Central Line (vermelha). Desça a Holland Park Avenue cerca de 250 metros, até o número 138, e vire à esquerda. Siga mais 250 metros por essa via até a Abbotsbury Road. Aí você vai avistar uma das entradas do parque.

Para ir de Holland Park até Kensington Gardens, volte à estação Holland Park e tome o metrô até Lancaster Gate, da mesma Central Line (vermelha). Lancaster Gate fica próximo à entrada do jardim italiano de Kensington Gardens, na extremidade mais a Oeste do lago Serpentine. Entre no parque, atravesse o jardim italiano e mantenha-se à direita do lago se quiser visitar a estátua de Peter Pan.

Kesington Gardens e Hyde Park são adjacentes. Para ir de Hyde Park ao Regent's Park, tome o metrô em Marble Arch até Bond Street, ambos da Central Line (vermelha). Em Bond Street, troque para a Jubilee Line (cinza) em direção ao Norte e desça na estação seguinte, Baker Street. Saia da estação em Marylebone Road, siga à esquerda em direção ao Museu de Cera de Madame Tussaud e entre na primeira à esquerda depois do museu, em York Gate. Para chegar a Saint John's Lodge, siga as mesmas direções indicadas acima, para o roteiro a pé.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Viagem

Topo