Meios de hospedagem no Brasil terão novo sistema de classificação

Da Redação

  • Stock Images

    Os resorts brasileiros só serão classificados em quatro ou cinco estrelas. Já os hotéis históricos poderão ter de três a cinco estrelas

    Os resorts brasileiros só serão classificados em quatro ou cinco estrelas. Já os hotéis históricos poderão ter de três a cinco estrelas

Os meios de hospedagem no Brasil vão ganhar um novo sistema de classificação hoteleira. Em parceria com entidades do setor, o Ministério do Turismo está realizando desde fevereiro uma série de oficinas por todo o país para discutir as matrizes e padrões que cada categoria terá.

 

O momento para esta iniciativa é bem propício, já que dois eventos esportivos internacionais acontecerão no Brasil em 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas). Inclusive, foi uma exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da FIFA que fosse determinado um modelo de classificação hoteleira com maior abrangência.

 

Segundo o Ministério do Turismo, haverá oito segmentos de meios de hospedagem: hotel urbano, histórico, de selva, fazenda, resort, flat, cama & café e pousada. Cada matriz elaborada ao longo de quatro meses com a contribuição das entidades que participaram das oficinas foi colocada em consulta pública por 20 dias no site do órgão.

 

Com exceção da categoria Hotel de Selva, que terá as matrizes definidas até a próxima semana, todos os outros meios de hospedagem já foram discutidos. Os grupos avaliam nas oficinas requisitos mandatórios (mínimos para a classificação) e eletivos para a avaliação nas áreas de sustentabilidade, infraestrutura e serviços.

 

Algumas definições já foram divulgadas pelo Ministério do Turismo. Foi determinado, por exemplo, que os resorts brasileiros só serão classificados em quatro ou cinco estrelas. Já os hotéis históricos poderão ter de três a cinco estrelas.

 

O Ministério afirma que o assunto não interessa apenas a empresários e prestadores de serviço, pois a padronização pode faciliar a procura do turista por meios de hospedagens. Ele terá mais informações e poderá escolher o tipo de estabelecimento mais apropriado ao seu perfil.

 

No Brasil existem cerca de 28 mil estabelecimentos hoteleiros, segundo dados do Código Nacional de Atividades Econômicas do Ministério da Fazenda (CNAE), sendo que seis mil deles estão cadastrados no Ministério do Turismo. A proposta do governo é que a adesão ao novo sistema de classificação por parte dos meios de hospedagem seja voluntária.

 

No Salão do Turismo, que vai acontecer entre os dias 26 e 30 de maio em São Paulo, o Ministério vai apresentar os documentos finais para o público do evento.

 

Mais informações

www.turismo.gov.br

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos