Viagem

Conheça os pontos turísticos brasileiros que devem participar da Hora do Planeta 2010

Da Redação

Neste sábado (27) acontece a 'Hora do Planeta', evento organizado pela WWF que busca chamar a atenção para o problema do aquecimento global. Para tanto, é previsto que um bilhão de pessoas ao redor do mundo devam apagar as luzes de suas casas durante 60 minutos, entre 20h30 e 21h30. Vários monumentos turísticos também participarão da ação.

A Torre Eiffel (em Paris), o Empire State (em Nova York), o Palácio de Buckimgham e a London Eye (famosa roda gigante de Londres), a catedral de Helsinki, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro) e outros monumentos farão parte da ação. Ainda no RJ, a orla de Copacabana, o Pão de Açúcar, o Fiocruz, Jockey Club, o Arpoador e o Monumento dos Pracinhas também estarão apagados. Em São Paulo, a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras, o Viaduto do Chá, o Estádio do Pacaembu, o Obelisco, o auditório do Parque do Ibirapuera e algumas luzes do próprio parque vão ser desligadas.
  • © WWF / Janek Zdzarski

    Ninho de Pássaro apagado, em Pequim, na Hora do Planeta de 2009


Em Brasília, a Câmara dos Deputados e o Senado aderiram ao projeto. Manaus irá apagar o Parque Ponto dos Bilhares e Parque Lagoa do Japiim. Em Curitiba, 12 monumentos ficarão no escuro: Teatro do Paiol, Estufa do Jardim Botânico, Fonte Dos Anjos, Torre da Biodiversidade, Monumento de Bambu na Linha Verde, Fonte da Praça Santos Andrade, Fonte da Praça Generoso Marques, Portal de Santa Felicidade, Pista de Atletismo da Praça Osvaldo Cruz, Cancha Polivalente da Praça Ouvidor Pardinho, Fachada do Paço Municipal, Torre da Telepar. Em Porto Alegre, o Largo dos Açorianos, a Praça da Matriz, o Monumento ao Expedicionário, a Fonte Talavera, o Viaduto Otávio Rocha, a Estátua do Laçador, a Estátua de Bento Gonçalves e a Praça da Alfândega vão ficar às escuras.

Em Belo Horizonte, o relógio do Palácio Municipal e o prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ficarão no escuro. Em Belém, aderem a campanha o Mercado São Brás e o Ver-o-Peso. Em Rio Branco, o Horto Florestal e o Palácio Rio Branco. Em João Pessoa, o Paço Municipal e a Estação Ciência, Cultura e Arte. Em Palmas, será desligada a iluminação do Espaço Cultural. Em Cuiabá, o Palácio Dante Martins de Oliveira, a Praça Rachid Jaudy, Museu do Morro da Caixa d'Água Velha e o Centro Geodésico da América do Sul. Em Fortaleza, entram na ação o Arco da Praça Portugal, na Aldeota, a Coluna da Hora, na Praça do Ferreira, o Seminário da Prainha, a Estátua de Iracema, na lagoa de Messejana, e o monumento na Praça Régis Jucá. Em Recife, serão desligadas as luzes da Ponte Duarte Coelho e do edifício sede da Prefeitura do Recife.

Em Vitória, ficarão no escuro o Morro do Penedo, as torres de transmissão do bairro Jesus de Nazareth, as torres de transmissão do bairro Maria Ortiz, o Palácio Anchieta, sede do poder executivo estadual, e o Convento da Penha, em Vila Velha. Em Goiânia, o Viaduto Latif Sebba, o elevado João Alves de Queiroz e o Parque Municipal Flamboyant Lourival Lousa serão os ícones apagados. Em São Luís serão desligados o Palácio La Ravardiere (Sede da Prefeitura Municipal), o Memorial Maria Aragão, a Fachada da Igreja dos Remédios, a Sereia da Praça Dom Pedro II e os monumento da Praça Gonçalves Dias. Em Salvador, o evento contará com a participação do Palácio Thomé de Souza, do Elevador Lacerda, dos Orixás do Dique do Tororó, do Poeta da Praça Castro Alves e do Cristo da Barra. Em Florianópolis, vão ser desligadas a Praça XV de Novembro e a Ponte Hercílio Luz.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo