Viagem

Andheri conquista novos moradores e frequentadores em Mumbai

SHIVANI VORA

New York Times Syndicate

Até poucos anos, Andheri, no norte de Mumbai, era mais conhecido como o maior bairro da maior cidade da Índia. Prédios industriais e prédios de apartamentos sujos emolduravam ruas tão lotadas de carros e motonetas que percorrer um quilômetro e meio poderia facilmente demorar meia hora.
  • Michael Rubenstein/The New York Times

    Andheri, na Índia, se reinventou como bairro descolado, mas mantém tradições como a feirinha na estação de trem

Hoje, o trânsito está ainda pior, mas essa área antes insossa se reinventou em um bairro de destino cheio de flats elegantes, restaurantes e bares da moda, spas de alta qualidade e uma mistura de grandes lojas famosas e butiques locais.

A lotação e custo astronômico de viver no sul de Mumbai levaram a um afluxo de jovens profissionais, estrangeiros e famílias com crianças pequenas para Andheri, onde os preços dos imóveis são mais acessíveis. E, como o bairro também é lar dos estúdios onde filmes e programas de televisão de Bollywood são filmados, tipos do show business também se mudaram para lá.

A recente reputação bairro foi firmada com a inauguração, em 2007, do Mega Mall, um grande shopping center com lojas internacionais como Sisley e S.Oliver.

Os recém-chegados a Andheri costumavam fazer uma viagem de mais de uma hora ao sul de Mumbai para provar as novidades culinárias. Agora, restaurantes como Indigo Cafe (Clifton Trishul Co-op Housing Society, Oshiwara Village, na Link Road; 91-22-2633-6262) significam que eles podem permanecer mais próximos de casa. O café tem um ambiente casual e serve bons pratos caseiros ocidentais, como ovos benedict e frango frito com molho.

"O bairro está agitado com a presença desses moradores jovens e descolados, de forma que havia um vazio no mercado para um estabelecimento como o nosso", disse Maline Akerkar, uma proprietária do deGustibus Hospitality, que dirige um trio de restaurantes Indigo.

Após o anoitecer, uma série de novos bares e lounges ganha vida. O Marimba (Dream Square, C 18/21, Dalia Estate, na Veera Desai Road; 91-22-2673-3333), que ocupa um espaço de 650 metros quadrados, oferece bandas ao vivo de todo o mundo duas noites por semana e conta com DJs no restante da semana.

O Ubuntu, um bom restaurante ligado a um lounge, serve uma mistura de pratos tailandeses, indianos e sul-africanos, como churrasco de carne de carneiro, frango com pimenta e curry verde picante.

O Iosis Medi Spa (101, 102 B Wing, Link Palace; 91-22-4268-2727; iosismedispa.com), com 185 metros quadrados, é um empreendimento conjunto entre a estrela Shilpa Shetty de Bollywood e a esteticista Kiran Bawa.

Atendendo em parte aos novos moradores de Bollywood, o Iosis oferece as opções de massagens habituais, assim como procedimentos mais invasivos, como injeções de Botox e um tratamento para redução da pigmentação.

Mas onde fazer compras? Uma das lojas chiques mais novas é a Bliss (180, Aram Nagar 1, Fisheries University Road, 7 Bungalows; 91-22-2633-2111), uma butique de dois andares situada em uma casa branca com portas e janelas azuis. A moda de estilistas indianos emergentes domina o primeiro andar, enquanto o segundo andar oferece uma seleção de móveis e artigos para o lar.

"Andheri era um lugar de onde os moradores de Mumbai antes fugiam", disse a proprietária da Bliss, Mallika Desai Thakker. "Agora, graças às mudanças que estão ocorrendo aqui, ela se transformou em uma área para a qual querem se mudar."

Tradução: George El Khouri Andolfato

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo