Viagem

Haji Lane, em Cingapura, ganha vida

GISELA WILLIAMS

New York Times Syndicate *

24/01/2010 08h48

Há lojas no bairro Kampong Glam em Cingapura que vendem tecidos batik indonésios e tapetes de oração muçulmanos há quase 100 anos. O bairro histórico pode parecer preservado em âmbar desde o Plano Jackson de 1822, quando os britânicos dividiram Cingapura em enclaves étnicos.

  • Basil Childers/The New York Times

    Fachada da loja Cosmic, que vende roupa masculina e itens ligados a música, em Cingapura

Mas percorra a Haji Lane, uma pequena ruela aninhada no coração do bairro, e você encontrará uma vibração decididamente diferente. Pisque e você provavelmente perderá a entrada de uma loja badalada. Poderia ser um lugar como a Know It Nothing (51 Haji Lane; 65-6392-5475; www.knowitnothing.com), que conta tanto com uma minúscula galeria quanto com uma excelente loja de moda masculina em um espaço minimalista, ao estilo de um loft. A área de comércio conta com camisas nerd-chique, importadas da grife independente Wrath Arcane de Cleveland, Estados Unidos, e da Vans.

E há a The Haji by Paper People (No. 49; 65-9169-0351; www.paperpeople-shop.com), uma loja repleta de artigos de papelaria altamente coloridos, como um bloco de notas com a imagem de David Bowie e papel de presente coberto de dinossauros de néon.

A Paper People original abriu em 2004 na Far East Plaza de Cingapura. Juliah Theresa Jailani e Suffian Sumamaili, os donos da loja, mudaram para a Haji Lane neste ano, porque achavam que seu velho endereço tinha se tornado "tedioso demais e não original", segundo Jailani. "Nossos vizinhos apenas compravam produtos da China e trocavam os rótulos."

"Haji Lane está mais próxima de nossa estética", ela prosseguiu. "Aqui nos sentimos livres para dar um passo além e explorar coisas novas. Nós exibimos nossa própria arte e o público é bastante encorajador."

Realmente é. Haji Lane se tornou um ponto de encontro para o público antishopping center da cidade. Ele compra moda vintage de luxo em butiques elegantes como a Dulcetfig (No. 41; 65-6396-5648; www.dulcetfig.com) e checa os mais recentes trabalhos de estilistas e designers de interiores independentes de Cingapura na Pluck (No. 31/33; 65-6396-4048; www.pluck.com.sg), que é metade loja, metade sorveteria. O público Nova Era procura as aulas de ioga, leituras de tarô e massagens shiatsu no The Sanctum (No. 11; 65-6299-0170; www.sanctumsg.com).
  • Basil Childers/The New York Times

    O bairro Kampong Glam, em Cingapura, tem lojas que vendem tecidos batik indonésios e tapetes de oração muçulmanos há quase 100 anos


À noite, jovens cingapurianos elegantes olham as vitrines e fumam narguilé em um dos vários cafés descontraídos ao estilo Oriente Médio. Na verdade, o pioneiro na área foi um restaurante árabe com narguilé chamado Café Le Caire (39 Arab Street; 65-6292-0979; www.cafelecaire.com), que abriu em 2001. Ameen Talib, o dono do café, abandonou seu emprego acadêmico e foi à Arab Street e à Haji Lane (o café tem entrada para ambas as ruas) com a ideia de atrair os moradores árabes de Cingapura. "Toda a área de Haki Lane estava totalmente morta", ele disse. "Havia basicamente um monte de lojas vazias. Aquelas que estavam ocupadas eram utilizadas como espaços de depósito."

No final, o Le Caire inspirou a abertura de outros cafés, como o Altazzaq e MoSi Café. Quando a loja temporária Comme des Garcons - que abre por cerca de um ano e então desaparece - abriu em Haji Lane em 2005, ela provocou uma pequena invasão de lojas de moda de vanguarda.

As mais recentes inovadoras encontradas na rua são as "lojas blog" - espaços de varejo que brotam de blogs de compras - mais notadamente a aptamente batizada Blog Shop (No. 35; 65-6396-6170; theblogshop.sg), que abriu neste ano. Itens fashion de astros do rock, oriundos de vários blogs de compras, incluem bustiês vamps e um colar de penas brancas. Quando a cantora fashion Gwen Stefani se apresentou na cidade recentemente, ela passou por aqui. Não há nenhuma surpresa nisso.

Tradução: George El Khouri Andolfato
* Texto originalmente publicado em dezembro de 2009

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário do UOL. É grátis!

Mais Viagem

Topo