Viagem

Ministério do Turismo vai criar novos critérios de padronização de meios de hospedagem

Da Redação

  • Getty Image

    O objetivo é ter um controle mais rígido da quantidade de serviços prestados pelos meios de hospedagem


Resorts, hotéis, pousadas e outros tipos de estabelecimentos hoteleiros de todo o país vão receber uma nova classificação do Ministério do Turismo. A iniciativa do órgão terá apoio do INMETRO e da Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). No final de fevereiro, oito encontros serão feitos nas cinco regiões do Brasil para definir os critérios dessa padronização.

Os tipos de hospedagem que serão avaliados são: resorts, pousadas, hotéis urbanos, flats, hotéis fazenda, hotéis de selva, hotéis históricos e os conhecidos como "cama e café". De acordo com o Ministério, o objetivo desta iniciativa é ter um controle mais rígido da quantidade de serviços prestados pelos estabelecimentos.

No Brasil, há cerca de 28 mil estabelecimentos hoteleiros atualmente, segundo estudo do Código Nacional de Atividades Econômicas do Ministério da Fazenda (CNAE), sendo que apenas seis mil deles têm cadastro no Ministério do Turismo.

O resultado desta ação servirá de referência para eventos como a Copa de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016, períodos em que o setor hoteleiro no Brasil deve ter uma movimentação bastante acima da média.

Outras iniciativas estão nos planos do Ministério do Turismo, como a criação de um selo de qualidade para os meios de hospedagem e prestadores de serviços turísticos e um estudo de viabilidade para implantação de um Hotel Conceito no Parque Tecnológico do INMETRO em Xerém (Duque de Caxias, Rio de Janeiro).

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Topo