Jacareí celebra o Dia dos Santos Reis com shows de música e dança

Da Redação

A tradicional celebração religiosa que homenageia os três reis magos será festejada em Jacareí, a cerca de 70 km de São Paulo, neste domingo (10). Conhecida como Dia dos Santos Reis ou Folia de Reis, a festa do município terá uma programação intensa, com a apresentação de grupos de dança folclórica, missa e shows de música popular no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba durante todo o dia.
  • Divulgação

    Grupo Filhos do Oriente celebra pelas ruas de Jacareí (SP) o Dia dos Santos Reis



A missa terá início ao meio-dia, seguida de shows do Rancho da Viola Branca e de duplas sertanejas. Entre os grupos de dança, estão o Folia de Reis Rio Comprido, Caminho de Belém e Dança de São Gonçalo Nova Esperança.

Como manda a tradição, ao som de viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro, flauta e tambores diversos, os foliões realizam performances caracterizados de acordo com os personagens da história. São eles o mestre, o contramestre, os três reis magos e palhaços.

Celebrado oficialmente em 6 de janeiro, em Jacareí o Dia de Santos Reis acontece todo segundo domingo do mês - foi até instituída uma lei proclamando a data como o Dia Municipal da Folia de Reis. Com origem na Espanha, os festejos eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas em louvor aos Santos Reis (Melchior, Baltazar e Gaspar) e ao nascimento de Cristo, desde o Natal até o dia dos Reis Magos.

Folia dos Reis
Onde: Museu de Antropologia do Vale do Paraíba - Rua XV de Novembro, 143, Centro - Jacareí (SP)
Quando: 10 de janeiro, das 9h às 20h
Mais informações: (12) 3955-9051 (Prefeitura de Jacareí)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos